Em noite de gala, personalidades do DF são homenageadas com o Mérito Senac

O Senac-DF reuniu na noite de quarta-feira (11), no espaço Dúnia City Hall, no Lago Sul, mais de 250 convidados, entre lideranças empresariais e sindicais do Distrito Federal, servidores da instituição e parceiros, para a festa em homenagem a sete personalidades escolhidas para receberem a Ordem do Mérito Senac-DF. Em sua oitava edição, a premiação, criada em 2002, é uma forma de agradecimento às pessoas que contribuíram para a construção da história da educação profissional e para o crescimento da instituição.

merito

Recebidos pelo diretor regional do Senac, Luiz Otávio da Justa Neves, os agraciados da noite foram Alexandre Guerra, presidente executivo do Giraffas no Distrito Federal; Eunice Pereira Amorim Carvalhido, procuradora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Lindberg Cury, empresário e ex-presidente da Associação Comercial do DF; Luiz Marcelo Pinheiro Chaves, diretor da TV Globo no DF; Oscar Perné do Carmo (in memorian), ex-presidente do Sindiauto-DF, representado por Maria Cecília do Carmo; Rôney Nemer, deputado federal (PP/DF); e o servidor da instituição Elias Dino Gonçalves.

“Essa é uma noite de homenagens, reconhecimento e gratidão a essas pessoas que contribuíram ou que ainda contribuem para o crescimento da instituição e da educação profissional no Distrito Federal e no Brasil”, destacou em seu discurso Adelmir Santana, presidente do Conselho Regional do Senac-DF. “Entre 40 nomes indicados, os homenageados de hoje foram escolhidos por meio de votação secreta realizada por uma comissão constituída de servidores, técnicos e conselheiros do Senac”, explicou.

Adelmir Santana destacou ainda o motivo de cada homenageado ter sido escolhido para receber a premiação. “Alexandre Guerra contribuiu para implementar cursos do Senac em sua cadeia de restaurantes, tendo capacitado mais de três mil funcionários. Eunice Carvalhido sempre se preocupou com o processo de inclusão e esteve junto conosco incluindo mulheres presidiárias nos cursos do Senac. Quando no exercício da procuradoria-geral de Justiça, entre 2010 e 2012, apoiou a abertura do restaurante-escola do Senac-DF no MPDFT, inaugurado em 2013. Lindberg Cury foi um dos fundadores da Federação do Comércio do DF e teve a vida dedicada a essas instituições. Foi por longos anos presidente da Associação Comercial do DF, fundador e primeiro presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis, Peças e Acessórios, teve uma passagem política importante na cidade, como senador, tendo grande envolvimento na área de educação profissional”, contou.

Adelmir ressaltou ainda que Luiz Marcelo Pinheiro Chaves, diretor da Globo, é o primeiro brasiliense efetivamente a receber a homenagem do Senac. “Entre os mais de 40 homenageados nas edições anteriores, nenhum nasceu em Brasília”, disse, lembrando que Luiz é diretor regional de um veículo de comunicação que sempre se envolveu nos processos de divulgação das ações do Senac. Ao falar de Oscar Perné do Carmo (in memorian), representado pela viúva Maria Cecilia do Carmo, lamentou não ter feito a homenagem ainda em vida. “Ele dedicou parte da sua vida às atividades empresariais, mas também a essa tarefa que é voluntária do sindicalismo brasileiro”, disse, lembrando que Oscar foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Distrito Federal (Sindiauto-DF).

O presidente Adelmir Santana também falou sobre o homenageado Rôney Nemer, que durante todo o período em que exerceu o mandato de deputado distrital ofereceu diversas sessões solenes em homenagem aos aniversários do Senac, ressaltando o trabalho da instituição. “Durante 12 anos, em três mandatos de deputado, sempre teve o cuidado e dedicação de fazer uma sessão de homenagens da Câmara Distrital ao Senac, tendo em seu discurso a gratidão como palavra chave. Gratidão por tudo o que o Senac sempre representou para a sociedade”.

Em todas as edições do Mérito Senac, a instituição homenageia também um servidor com mais tempo de serviço prestado. Nesta edição, o servidor escolhido foi Elias Dino Gonçalves, que está no Senac há 40 anos. “O Dino começou como mensageiro em 1976. São 40 anos em uma instituição. É muita alegria. A gente tem que ser feliz no trabalho, pois fica a maior parte do tempo nesse ambiente. Você é um exemplo que deve ser seguido por seus companheiros”, elogiou Adelmir.

Os homenageados receberam um troféu e vão integrar a Galeria Ordem do Mérito Senac, localizada no edifício sede da instituição e cujo chanceler é o presidente Adelmir Santana. “Quando fazemos um evento dessa natureza tem alguns requisitos básicos. Um é a gratidão, O outro é servir de exemplo ao nosso corpo técnico e de servidores, servir de exemplo às gerações futuras porque vale a pena a gente agir corretamente e se dedicar àquilo que faz. E essas pessoas que estão sendo homenageadas hoje são exemplos de pessoas dedicadas, que têm uma linha de procedimentos corretos e merecem, portanto, os nossos aplausos”, concluiu.

Entre os convidados que prestigiaram a festa do Mérito Senac destacam-se a presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Hamilton Carvalhido, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa, e a deputada distrital Sandra Faraj.