Editora Senac-DF lança e-book sobre segurança em redes

A Editora Senac-DF lançou este ano o seu primeiro livro digital. O e-book Como Manter Segura Sua Rede Em Casa – PC / Computador Portátil e seu Celular, de Renato Oliveira, é um guia rápido, prático e simples com o objetivo de esclarecer dúvidas e colaborar com os usuários das redes, especialmente os leigos que se interessam pela segurança de seus equipamentos eletrônicos. Com 143 páginas, a obra custa R$ 37,50 e pode ser adquirida por meio do site da Editora Senac, no link www.df.senac.br/editora/ebook/.

A obra conta com informações básicas sobre como se livrar dos hackers, como evitar os vírus, receber e-mails com segurança, manter o celular seguro, entre outras. “Os leitores vão encontrar do início ao fim um material útil para usarem e ensiná-los a como navegar com segurança na Internet, como ler um e-mail com segurança e não ser infectado por um ‘malware’ e ter seus dados roubados ou criptografados. Ensina como proteger sua rede WI-FI”, destaca Renato. “Não é um livro para você ler de capa a capa, mas sim, para utilizá-lo em diversos momentos: no escritório, em casa, tirando dinheiro do caixa, utilizando seu celular e navegando por redes wi-fi públicas”, explica. “É um livro que pode e deveria ser utilizado por todos sem exceção, especialmente dadas todas as fraudes que ocorrem no Brasil”, completa.

A ideia de escrever sobre o assunto surgiu quando Renato cuidava de toda segurança de uma empresa em que trabalhou e percebeu que as pessoas não tinham uma ideia muito clara sobre segurança de dados. “Eu pesquisei no Amazon sobre livros de segurança de dados para pessoas não técnicas, pesquisei na internet e não vi livros voltados para essas pessoas, então decidi escrevê-lo”, afirma Renato, destacando que tem dois objetivos com o livro. “Quero levar a segurança de dados para todas as pessoas de todo e qualquer nível e quero tornar a segurança de dados mais accessível para empresas pequenas e médias, pois quando uma brecha de dados acontece, todos pagamos no fim das contas. Os dados são nossos, e se formos clonados, teremos que resolver o problema e quem sabe até pagar a dívida feita pelos criminosos em nosso nome”, esclarece o autor.

O livro, que tem uma linguagem simples, com poucos termos técnicos, é destinado a todos os públicos. “Não utilizei jargões e quando me refiro a um termo mais técnico, tento explicar de forma mais simples o que significa”, esclarece, lembrando que no Brasil até as pessoas que trabalham em TI, não têm muito conhecimento sobre segurança de dados. “O livro poderia ser comprado pelos governos e adotado para os adolescentes em escolas públicas e municipais, para instruí-los e dar a eles um conhecimento importante para o futuro, tanto desses adolescentes como do próprio Brasil, que é o segundo país no mundo em casos de hackeamento, perdendo apenas para o México”, revela o autor.

Renato lembra também que empresas pequenas que não possuem um profissional de TI podem se beneficiar da obra, pois ela ensina como se proteger dos perigos cibernéticos. Além disso, o livro é importante para todos que tem a preocupação de não serem clonados de modo geral. “Este livro tenta mostrar como proteger desde seu roteador wi-fi em casa, seu celular, até seu cartão de crédito”, conclui.

Sobre o autor

Renato Oliveira nasceu em Recife (PE) e começou sua carreira na área de informática em 1992, atuando em várias empresas no Brasil. Em 1997, passou a utilizar Linux no gerenciamento de uma empresa brasileira e suas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é renato-e-book-redes-300×200.png
filiais. Em 1998 tornou-se Consultor Linux. Mudou-se para a Inglaterra em 1999, onde trabalhou para várias empresas em diversos setores na área de informática (administrador de redes Linux, consultor de redes e gerente de segurança de redes). Em 2002 ingressou na Universidade de Liverpool para curso Masters em Gerenciamento d