Dificuldades causadas ao país pela carga tributária é tema de debate

Os entraves estruturais e burocráticos que dificultam o desenvolvimento econômico do país foi o assunto do seminário Correio Debate: Carga Tributária no Brasil, na manhã desta terça-feira (20), na sede do Correio Braziliense. Um dos pontos mais importantes da discussão é o custo Brasil, conjunto de dificuldades que encarecem o investimento, aumenta o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou do encontro e ressaltou a importância de se debater a carga tributária brasileira. “O enfoque é exatamente no tamanho do Estado que a gente quer e o Estado hoje é grandioso. E é preciso que se encontre mecanismos de redução do seu tamanho para focar nas funções do Estado como segurança, saúde, educação”, apontou Adelmir.

A palestra de abertura foi do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Em seguida, Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), e Efraim Filho, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, falaram sobre Impostos: uma discussão necessária. O consultor tributário e ex-secretário da Receita, Everardo Maciel, e Roberto Haddad, sócio responsável pelo Departamento Tributário da Consultoria KPMG, e o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Evandro Guimarães, falaram sobre Custo Brasil e o Sistema Tributário Brasileiro. José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encerrou o debate.