DF tem o segundo metro quadrado mais caro

O Índice FipeZap Ampliado, divulgado nesta quarta-feira (3), mostrou que o preço médio do metro quadrado dos apartamentos prontos em 16 municípios brasileiros subiu para R$ 6.612 em março, o que representa alta de 0,9% na comparação com fevereiro. Ainda segundo a pesquisa, o índice apresentou queda de -0,1% no Distrito Federal. Mesmo assim, Brasília aparece como o segundo metro quadrado mais caro do Brasil, com o valor de R$ 8.318. O primeiro lugar ficou com o Rio de Janeiro (R$ 8.941 m²) e o terceiro com São Paulo (R$ 7.040 m²).

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do DF (Secovi), Carlos Hiram Bentes David, essa pesquisa é muito abrangente e não mostra a realidade da capital federal. “O valor do metro quadrado em Samambaia, por exemplo, não é o mesmo do Plano Piloto ou do Sudoeste. Então, dependendo da região e do tipo de imóvel, o preço varia”, aponta Carlos Hiram.

O Índice FipeZap é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o portal ZAP Imóveis. Entre os municípios incluídos no estudo estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, São Caetano do Sul e Florianópolis. O metro quadrado mais barato é do Vila Velha (ES), R$ 3.494.