Cresce número de famílias endividadas no País

O percentual de famílias brasileiras endividadas em julho de 2013 foi de 65,2%. O índice é superior ao registrado em junho, que foi de 63%. Na comparação anual, o número de endividados foi superior aos 57,6% apresentado em julho de 2012. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (16) pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (CNC).

Na opinião do economista da CNC, Bruno Fernandes, o número de famílias que têm percepção de endividamento elevado alcançou o maior percentual nos últimos 12 meses “O índice vem subindo desde o início do ano. Temos alguns agravantes como o aumento do custo de vida e do crédito que vem fazendo muito gente se endividar. A tendência é de que no segundo semestre de 2013 as coisas comecem a melhorar”, explica Bruno.

Do total de endividados, 75,2% disseram estar comprometidos com o cartão de crédito; 17,9% estão com contas pendentes com carnês; 12,1% estão em atraso com financiamento de carro. Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de demora para o pagamento foi de 60,2 dias. A Peic é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no DF, com cerca de 18 mil consumidores.