Créditos do Cartão Material Escolar serão depositados a partir desta quarta-feira
 –

Cerca de 100 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal que fazem parte do programa Bolsa Família receberão os créditos do programa Cartão Material Escolar nesta quarta-feira (5). A data é para os alunos que já faziam parte do projeto em 2019.  Os novos usuários do Cartão Material Escolar têm prazo diferente daquele utilizado pelas pessoas que já usufruíam do benefício: quem entrou na rede agora poderá pegar seu cartão na escola onde o filho estuda entre os dias 19 e 27 deste mês. Para os estudantes novos que se inscreveram no período das vagas remanescentes, o crédito estará liberado a partir de 13 de março. A data limite para o uso do cartão para todos os beneficiários é a mesma: 5 de maio. Os valores não utilizados serão devolvidos ao governo.

O programa é uma iniciativa do GDF, com apoio do Sindicato das Papelarias (Sindipel-DF) e tem por objetivo ajudar nas compras dos materiais para o ano letivo. A verba deste ano é de R$ 31 milhões, o que representa um acréscimo de R$ 11 milhões quando comparado com 2019. “Em 2019 o projeto evitou que inúmeras papelarias fechassem as portas. Essas empresas corriam risco de falir, mas graças ao material escolar elas ganharam um novo fôlego para continuar no mercado”, informa o presidente do Sindipel-DF, José Aparecido. “O programa também trouxe mais cidadania para pais e alunos que puderam escolher o seu material escolar”, completa Aparecido. Ele registra ainda que 600 empregos temporários foram criados no setor por conta do cartão durante o ano passado. A expectativa para 2020 é ainda maior.

Cada etapa/modalidade tem uma quantidade diferente de itens que podem ser adquiridos. Para educação infantil, são 42 itens; para educação fundamental, 46 itens nos anos iniciais e 28 itens nos anos finais. Já beneficiários do ensino médio têm direito a 16 itens, enquanto os do ensino especial podem adquirir até 172 unidades da lista.