fbpx

Coordenadores de campanha de candidatos ao GDF prometem diálogo com setor produtivo em debate na Fecomércio

A Fecomércio e o Conselho Regional de Economia (Corecon-DF) promoveram nesta quinta-feira (30), na sede da Federação do Comércio, um debate com os coordenadores de programa de governo dos candidatos ao governador de Brasília. Intitulado de “3º Fórum de Debate com o Setor Produtivo do Distrito Federal – O que Esperar do Novo Governo?” o encontro reuniu empresários, sociedade civil e representantes dos candidatos ao Buriti. O evento encerrou as atividades do mês do economista, comemorado a partir de 13 de agosto, com uma série de palestras e ações.

2018-08-30- Forum Setor produtico e corecon- BOLETIM-2Participaram do encontro, como representantes do setor produtivo, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Rogério Tokarski, o assessor de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Diones Alves Cerqueira, representando o presidente da instituição Jamal Jorge Bittar, e o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Eustáquio de Oliveira, representando o presidente da instituição, Adelmir Santana. Dentre as propostas de mudanças apresentada pelo setor produtivo para alavancar a economia local, estão: a regulação e titulação fundiária; a simplificação e facilitação de licenças ambientais; a busca pela equidade fiscal; a segurança jurídica para investimentos; inovação e desenvolvimento tecnológico; mobilidade e logística inteligentes, além de programas voltados para a sustentabilidade.

Na ocasião, foi entregue a cada representante de candidato ao governo do DF o Plano Diretor do Turismo e Hospitalidade e o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Fundo de Incentivo ao Turismo do Distrito Federal – FitDF Turismo, importante para o fomento do segmento turístico da capital da república. A entrega foi feita pela Câmara de Turismo da Fecomércio.

O representante do candidato Alexandre Guerra (Novo), Humberto Ribeiro, falou sobre a importância do investimento em inovação, ciência e tecnologia para desenvolver o setor produtivo e também a necessidade da desburocratização de processos para incentivar o empreendedorismo. “A proposta é mudar. Vamos cortar 50% dos cargos comissionados e diminuir as secretarias, eliminando assim as subsecretarias”, disse.

Leandro Freitas Couto, representante da candidata Fátima de Sousa (Psol), destacou que a saúde será um dos pilares do plano de governo de Fátima. Além disso, o objetivo é aumentar a eficiência do Estado, investir em inovação, desburocratizar processos e manter um diálogo constante com o setor produtivo. “O Psol foi o único partido que não foi citado na Lava Jato e isso é motivo de honra para nós. Queremos ocupar os espaços públicos e realizar uma economia voltada para cidade, sempre dialogando com o setor produtivo”, apontou.

Já Cairo Tavares (Eliana Pedrosa – Pros), destacou que o governo de Eliana, se eleito, investirá em políticas de integração e no diálogo democrático como as principais plataformas de governo. “O desenvolvimento deve ser impulsionado por política integrada de governo, unindo recursos de fomento a políticas de incentivos fiscais, mediante continua comunicação com o setor produtivo e entidades representativas”, declarou.

José Ricardo Bianca Fonseca (Júlio Miragaya – PT), falou sobre investir pesado em tecnologia, pois segundo ele, a inovação tecnológica é um grande propulsor economia local. “Precisamos dialogar com o setor produtivo e uma das nossas propostas é criar uma agência metropolitana para diminuir a pressão de empregos no Plano Piloto e assim podemos investir em faculdades distritais nas cidades”, apontou.

A última apresentação ficou a cargo do Thiago Andrade (Rodrigo Rollemberg – PSB), que ressaltou que o desenvolvimento econômico pode acontecer descentralizando renda e tendo a consciência da necessidade de um projeto sustentável, que tenha foco na redução de desigualdades, que aumente emprego e renda e contemple a regularização fundiária. “Concluímos 88% das 478 ações propostas no primeiro mandato. Queremos criar uma agência de fomento de microcrédito. Desenvolvimento econômico acontece quando há desenvolvimento social, humano e cultural”, ressaltou. O representante André Clemente Lara de Oliveira (Ibaneis Rocha – MDB) não compareceu ao debate.