fbpx

Consumidores brasilienses esperam gastar mais de R$ 200 com presentes para o Dia dos Pais

Para comemorar o Dia dos Pais, os consumidores brasilienses esperam gastar em média R$ 208,15 com presentes e mais R$ 160,75 com as confraternizações. Entre as formas de pagamento a preferida é o pagamento a vista, em dinheiro (51,2%), seguido pelo cartão de crédito (28,4%) e cartão de débito (19,1%). Já os empresários estão menos otimistas e esperam que o preço médio gasto com as lembranças seja de R$98,74 – valor menor do que o registrado em 2015 (R$ 100,18). É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio.

boletimDe acordo com o estudo, 47,3% dos entrevistados não têm a intenção de presentear o pai, 43,3% pretendem comprar presentes e 9,5% ainda não sabem se gastarão com presentes. Os produtos mais citados por aqueles que pretendem presentear no Dia dos Pais são: vestuário/acessório (36,9%); cosméticos/perfume (25%); calçados (21%), chocolates (11,9%); material esportivo (11,4%) e livros/artigos de papelaria (9,7%). Apenas 40,3% dos entrevistados confirmaram intenção de comemorar o Dia dos Pais. Quanto ao local escolhido para comemoração, a casa dos parentes foi à opção mais votada (43,6%); seguida pela própria residência (25,2%) e restaurantes (16,6%).

Expectativa dos empresários do comércio

A maioria dos empreendedores entrevistados (64,7%) declarou expectativa pessimista. Segundo os empresários, as vendas serão menores ou no máximo iguais as do ano passado. Apenas 5,3% declaram que aguardam vendas maiores do que em 2015. Na média, a expectativa é de queda de 2,40% nas vendas. O levantamento foi feito com 397 empresas de 11 segmentos distintos.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que a instabilidade econômica do País e o resultado das últimas datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que foram fracos, formam a razão desse cenário de cautela. “Quando analisamos a expectativa negativa podemos concluir que a mesma cresceu. Nesse ano de 2016 foi medida em 40,81%, e em 2015 havia sido de 40,36%”, ressalta Adelmir. Apesar dos números, ele destaca que os estabelecimentos preparam promoções. “As datas comemorativas representam um estímulo para o comércio, sendo que o Dia dos Pais é geralmente o quarto melhor período de vendas”, completa.

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.