O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF), divulgado pela Fecomércio-DF, começou o ano de 2015 em queda em relação a dezembro do ano passado. De acordo com a pesquisa, o índice teve uma retração de 5,6 pontos fixando-se em 104,3 em janeiro de 2015. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou recuo acentuado de 18,1 pontos. O estudo denota um pequeno otimismo, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
A pesquisa mostra ainda que 28,9% dos empresários entrevistados afirmam que a situação da economia no País piorou muito e 33,8% disseram que piorou pouco no mês de janeiro. O ICEC tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo na economia brasileira.
A análise afirma ainda que 8,3 % dos empresários vão reduzir muito o número de funcionários e 32,4% responderam que pretendem reduzir pouco o número de colaboradores no primeiro mês do ano.