Confiança do empresário do DF registra segunda alta consecutiva

O Índice de Confiança do Empresário do Distrito Federal (Icec-DF) subiu pela segunda vez consecutiva em 2016. O índice apresentou alta de 0,6 pontos em fevereiro na comparação com janeiro, fixando-se em 82,4 pontos. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado o Icec-DF teve uma queda de 17,1 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Números abaixo de 100 indicam pessimismo por parte do setor.icec

No entendimento do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os empresários da cidade estão voltando a acreditar em seus negócios, mesmo com uma certa cautela. “É um resultado positivo, porém é necessário ter cautela. O mercado de trabalho continua demitindo e a inflação ainda freia o consumo por parte das famílias”, explica Adelmir. Um dos fatores para esse leve crescimento na confiança do empresariado nos primeiros meses de 2016 foi o índice que mede a expectativa da empresa: 39% dos entrevistados disseram que as condições melhoraram.

Ainda de acordo com a pesquisa, 33,1% dos empresários afirmaram que a expectativa para o comércio melhorou e 36,1% disseram que melhorou pouco. Já em relação à expectativa para a economia brasileira, 24,2% relatou que melhorou muito. O Icec tem como objetivo produzir um indicador capaz de medir a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e a propensão a investir em curto e médio prazos.