O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou queda no mês de outubro. Quando comparado com setembro, o índice teve baixa de 0,8 pontos, fixando-se em 115,0 no décimo mês do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice também apresentou recuo (15,7). Apesar da diminuição mensal e anual, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
De acordo com o presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, a expectativa era de que o índice aumentasse no final do ano, por conta da proximidade das datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. Segundo ele, a inflação alta e o crédito cada vez mais caro desmotiva o empresário. “Este ano a economia não foi bem, o que causou um impacto no consumo das famílias e nas vendas do comércio, causando uma esfriada na expectativa dos empreendedores com o fim do ano”, explica Adelmir Santana.
A análise mostra ainda que 32,5% dos empresários entrevistados afirmam que a situação da economia no País piorou muito e 36,3% disseram que piorou pouco no mês de outubro. O ICEC tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo na economia brasileira.