O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) cresceu 2,5 pontos em outubro na comparação com setembro deste ano, fixando-se em 99,4 pontos. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o Icec-DF registrou alta de 12,4 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio. O resultado, porém, ainda permanece abaixo da zona de indiferença, de 100 pontos.
O presidente da Federação do Comércio, Adelmir Santana, aponta que o empresário sempre se anima mais no último trimestre do ano. “Final do ano tem o décimo terceiro salário e as datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Natal, Ano Novo, além das confraternizações e brincadeiras de troca de presentes, isso estimula o comércio e a economia”, explica Adelmir.
O bom resultado foi motivado ainda pelo crescimento em três subíndices da pesquisa, que são: avaliação do Indicador de Contratação de Funcionários que registou aumento de 8,1 pontos; seguido pelas condições atuais da economia (5,9 pontos) e a Expectativa da Economia Brasileira que teve alta de 5,6 pontos. O Icec tem como objetivo produzir um indicador capaz de medir a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e a propensão a investir em curto e médio prazos.