O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) caiu 0,9 pontos em outubro na comparação com setembro deste ano, fixando-se em 113,3 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou leve queda de 0,3 ponto. É o que mostra a pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo é divulgado no Distrito Federal pela Fecomércio-DF.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que valores acima de 100 indicam otimismo. “Essa variação é normal, pois é um ano eleitoral. Os empresários criam expectativas em relação a política adotada pelo novo eleito, assim como a reação da economia para o novo mandato de governo”, destaca.
Na comparação anual, o índice que mais caiu, de acordo com o levantamento, foi o que mede a Expectativa da Economia Brasileira, com queda -8%. Já o que apresentou o maior crescimento foi o que identifica as Condições Atuais da Economia, com alta de 2,9%.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.