Comércio fecha 2013 com crescimento de 6%

As vendas do comércio brasiliense registraram alta de 8,60% no mês de dezembro, na comparação com novembro, e com isso o setor fechou o ano de 2013 com um crescimento de 6,34% em relação a 2012. No setor de serviços, as vendas subiram 14,43% em dezembro em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses (dez/12 x dez/13), comércio e serviços registraram expansão de 4,44%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“Dezembro é o melhor mês para o comércio, pois a tradição natalina sempre prevê a entrega de presentes e, além disso, é também o mês em que se recebe a segunda parcela do décimo terceiro salário, que aquece toda economia. Isso, sem dúvida, ajudou na recuperação do setor” explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. O crescimento do setor de serviços em dezembro foi puxado, principalmente, pelo segmento de Agência de Viagens, que teve aumento de 28,61% nas vendas. No comércio, a alta foi puxada pelo desempenho de Calçados, com acréscimo de 22,64% nas vendas.

Na análise por ramo de atuação, os setores do comércio que mais se destacaram no último mês de 2013 foram: Calçados (22,64%); Livraria e Papelaria (21,07%); Vestuário (20,59%); Lojas de Utilidades Domésticas (17,78%) e Móveis e Decorações (8,90%).

Foto: Cristiano Costa