Comércio e serviços apresentam queda

Os setores de comércio e serviços do DF apresentaram um desempenho fraco em vendas e geração de emprego nos meses de janeiro e fevereiro de 2012. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, divulgada pelo Instituto Fecomércio. Em janeiro, as vendas do comércio varejista caíram 17,16% em comparação com dezembro de 2011.

Já em fevereiro, houve queda de 8,36% em relação ao mês anterior. O setor de serviços contabilizou recuo de 16,20% em janeiro (comparação com dezembro do ano passado) e 7,82% em fevereiro (comparação com janeiro). “A queda em janeiro decorre principalmente do pico de vendas no Natal. E em fevereiro o principal fator foi o esvaziamento da cidade. Além disso, o segundo mês do ano também é o menor em número de dias”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

O Instituto Fecomércio alterou a metodologia e o posicionamento da tradicional pesquisa de desempenho do comércio varejista, que é realizada desde janeiro de 2006. Agora, a pesquisa passa a ter como foco as micro e pequenas empresas brasilienses.

Além disso, o estudo passa a levantar dados também sobre o setor de serviços e sobre as vendas nas diversas regiões administrativas, o que antes não era feito.

Foto: Joel Rodrigues