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Comércio do DF registra sexta queda consecutiva nas vendas

O comércio brasiliense registrou queda de -3,82% nas vendas no mês de setembro na comparação com agosto. Já o setor de serviços apresentou queda de -5,96%. O declínio representa a sexta queda consecutiva para o comércio neste ano. No acumulado dos últimos 12 meses (set.2014/ set.2015), comércio e serviços apresentam, juntos, um saldo negativo de -18,78%, indicando um ano de comportamento ruim em três trimestres seguidos. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio, com apoio do Sebrae.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, aponta que o ano de 2015 está sendo difícil para o setor terciário em todo o País. “Neste ano, o comércio passa por uma intensa desaceleração, afetado pelo menor ritmo da economia, pelo desemprego, pelo crédito mais restrito e pela alta da inflação”, explica Adelmir.

Em setembro, os únicos segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas foram: Calçados (4,25%) e Farmácia e Perfumaria (0,86%). Os segmentos que apresentaram queda foram: Vestuário (-12,62%); Óticas (-11,09%); Floricultura (-10,14%); Livraria e Papelaria (-7,59%); Tecidos (-7,24%); Autopeças e Acessórios (-6,83%); Material de Construção (-4,79%); Móveis e Decoração (-4,21%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-2,93%); Mercado e Mercearia (-2,58%); Informática (-2,51%) e Lojas de Utilidades Domésticas (-0,42%).

No setor de serviços, houve crescimento nas vendas, em setembro, só no segmento de Agência de Viagem (13,14%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas foram: Casa de Eventos (-17,73%); Ensino de Idiomas (-16,05%); Reparação de Eletroeletrônicos (-14,29%); Clínica de Estética (-7,82%); Salão de Beleza (-6,36%); Autoescola (-6,24%); Aluguel de Artigos Para Festas (-6,19%); Academia (-5,54%); e Pet Shop (-4,69%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado. No comércio, a modalidade respondeu por 46,51% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 44,02%. A Pesquisa Conjuntural é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.

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