Comércio do DF registra queda de 0,30%

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,30% em junho, na comparação com maio, e as vendas do setor de serviços caíram 8,01%. No acumulado dos últimos 12 meses (de junho de 2012 a junho de 2013), verificou-se um crescimento de 7,65% no total das vendas de ambos os setores. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

O resultado negativo pode ser atribuído a base de comparação. “As quedas no mês de junho se justificam, em parte, por causa da comparação com maio, considerado o segundo melhor período de vendas para o setor terciário em função da comemoração do Dia das Mães” explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele aponta também que pelo fato de junho ser o mês das festas juninas, tradicionalmente os segmentos que se sobressaem neste período são os de tecido e mercado e mercearia.

No setor de comércio, os principais aumentos nas vendas em junho ocorreram nos segmentos de: Tecidos (13,13%); Mercado e Mercearia (5,74%); Móveis e Decorações (5,33%); Vestuário (4,92%) e Informática (4,47%). Em serviços, todos os segmentos pesquisados apresentaram queda em junho na análise com o mês anterior: Pet Shop (-15,38%); Autoescola (-14,13%); Agências de Viagens (-2,85%) e Salão de Beleza (-0,65%).

Foto: Cristiano Costa