fbpx

Comércio do DF está reticente em relação às vendas para o Dia dos Pais

Os comerciantes brasilienses estão reticentes em relação ao Dia dos Pais deste ano. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Entre os empresários entrevistados, 40,4% acreditam que as vendas serão iguais em relação ao ano passado, 30,4% esperam vendas menores e apenas 29,2% aguardam por vendas maiores. Na média, a expectativa é de queda de 1,96% nas vendas em comparação com 2014, quando a previsão foi de crescimento de 9,47%. O levantamento foi feito com 332 empresas de 11 segmentos distintos.

Dentre os segmentos mais pessimistas em relação às vendas do ano passado estão: Relojoaria/Joalheria/Ótica (-8,79%); Material Esportivo (-7,17%); Lojas de Artigo para Presentes (-5,33%); Eletroeletrônicos (-4,00%); Livrarias (-3,70%); Perfumarias (-3,63%); Calçados e Acessórios (-1,22%) e Vestuário (-0,88%). Já os segmentos que esperam crescimento nas vendas são: Chocolatarias (7,69%); Lojas de Departamento (6,11%) e Restaurantes (0,75%).

Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o volume de vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados foi atípico e retraído, por isso os empresários estão mais cautelosos com o Dia dos Pais deste ano. “A pesquisa apontou que 76% dos entrevistados culpam a crise econômica e 15,5% a falta de clientes e o baixo movimento para justificar o desempenho menor nas vendas”, explica Adelmir. Entretanto, ele destaca que as datas comemorativas representam um estímulo para o comércio, sendo que o Dia dos Pais é o quarto melhor período de vendas.

Na busca pelos consumidores, 57,2% confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para o Dia dos Pais. Nesse universo, promoções/descontos e visibilidade da loja concentrarão aproximadamente 81,9% das estratégias que devem ser adotadas para alavancar as vendas pelos lojistas. Com a baixa expectativa de aumento nas vendas, apenas 21,4% dos entrevistados declararam que devem ampliar seus estoques.

Quando questionados sobre a intenção de contratação temporária para o Dia dos Pais, apenas 5,1% dos lojistas realizarão contratações para o período. Quanto às formas de pagamento, os empresários acreditam que o cartão de crédito/débito será o mais utilizado (50,8%); seguido pelo pagamento à vista com dinheiro (34,4%); cartão da loja (7,8%); crediário/carnê (4,9%) e cheque pré-datado (2%).
O preço médio do presente para o Dia dos Pais foi estimado pelos lojistas em R$ 100,18 – valor menor do que o registrado no ano anterior quando foi estimado em R$ 114,27. Foram pesquisados os segmentos de: Relojoaria/Joalheria/Ótica; Material Esportivo; Lojas de Artigo para Presentes; Eletroeletrônicos; Livraria; Perfumaria; Calçados e Acessórios; Vestuário; Chocolataria; Lojas de Departamento e Restaurantes.

Consumidor

A maioria dos consumidores brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 266 pessoas entre os dias 30 de junho e 1º de julho. De acordo com o estudo, 66,5% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 30% não comprarão nada e 3,5% ainda não sabem se gastarão com presentes.

A maioria dos consumidores dispostos a comprar pretende gastar com calçados (32,5%); relógio/óculos (32,1%); vestuário (29,4%); perfume (17,4%); eletrônicos (16,2%); almoço/jantar (5,3%); livros (3,8%); artigos esportivos (2,6%); chocolates (2,3%); e cestas (1,1%).

Além de presentear o pai, a maioria dos entrevistados (72,9%) pretende comemorar a data. Quanto ao local escolhido para comemoração, a casa dos pais foi à opção mais votada (33%); seguida pela própria residência (26,3%); shoppings (11,9%) e casa de parentes (10,8%).

O preço médio do presente ficará em R$ 156,20, na visão dos consumidores. A maioria pretende pagar em cartão de crédito (69,1%), seguido por dinheiro (59,3%) e cartão de débito (10,3%). O preço, promoções e qualidade dos produtos são os atrativos de maior poder sobre os consumidores.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.