O Instituto Fecomércio também pesquisou sobre a intenção de compra dos clientes. De acordo com o levantamento, 52,92% dos entrevistados possuem a intenção de comprar presente no Dia das Crianças deste ano, 36,87% não pretendem comprar e 10,6% ainda não sabem. Foram entrevistados 514 consumidores. Dentre os entrevistados que não vão presentear, 28,42% informaram que possuem dificuldades financeiras ou estão desempregado, 58,42% não possuem crianças para presentear na data.
O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, ressalta que no Dia das Crianças deste ano, as preferências do consumidor indicam por produtos como brinquedos (83,95%), roupas (50,92%) e calçados (44,13%). “Essa preferência se mantém a mesma desde o ano passado, com pequenas variações nos percentuais de escolha”, esclarece. Cada entrevistado pôde escolher até três opções de preferência por produtos e serviços. O levantamento mostra que o preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 145,46. “Vale ressaltar que os homens se mostram dispostos a pagar mais pelo presente, na faixa de R$ 169,45. O resultado da pesquisa aponta que o lojista, para ampliar as vendas, deve investir mais no treinamento da equipe, com a finalidade de praticar uma abordagem mais direcionada, focada nas expectativas dos clientes”, destaca Maia.
Quanto à experiência de consumo, 61,67% dos clientes apontam o bom atendimento como o principal fator de indicação de uma loja neste Dia das Crianças, seguido por desconto/promoção (58,75%). Esses são os principais fatores para recompra. Quando analisado os fatores que influenciam no índice de rejeição, ou seja, desistência de compra pelo consumidor, o “mau atendimento” (70,81%) foi o fator mais apontado, seguido por “preço alto” (66,73%). Isso indica o quanto o preço e atendimento são importantes para o consumidor.