Os comerciantes brasilienses estão animados em relação as vendas para o Dia dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Entre os empresários entrevistados, a maioria (43,1%) declarou expectativa otimista para um crescimento das vendas durante a data e esperam que as vendas sejam maiores do que em 2016. A maioria dos lojistas entrevistados, 83% declarou que manterá o mesmo preço dos produtos em relação a 2016, não aplicando aumentos neste ano. O levantamento foi feito com 401 empresas de 12 segmentos distintos.
Os segmentos mais otimistas em relação às vendas são: Calçados e Acessórios (21,33%); Relógio e Óculos (15,88%); Material Esportivo (13,17%); Eletroeletrônico (7,55%); Perfumarias/Cosmético (7,00%); Chocolatarias (5,61%); Restaurante (5,50%); Floricultura (2,73%). Já os segmentos que esperam queda nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado são: Lojas de Departamento (-8,60%); Lojas de Variedade (-3,65%); Livrarias e Papelaria (-2,50%) e Vestuário/Acessórios (-1,75%).
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que com esse resultado há uma gradual recuperação das vendas após um começo de ano difícil para o setor. Tivemos avanços positivos também nos Dias das Mães e dos Namorados, mas ainda não chegamos no crescimento de dois dígitos, que é o esperado pelo empresário. “O empreendedor é otimista por natureza e sempre enxerga alta nas vendas de datas comemorativas. Neste ano, particularmente neste período, observamos uma redução dos juros e do custo do crédito para o consumidor, além da inflação que está mais baixa do que a do ano passado. O que acaba ajudando o cliente a consumir mais”, aponta Adelmir.
Na busca pelos consumidores, 59,4% confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para o Dia dos Pais. Nesse universo, os empresários usarão promoção (55,5%), Divulgação, propaganda, rede social e panfleto (45,4%), Kit de produtos direcionados (26,1%). Essas estratégias demonstram maior disposição do lojista para encantar o cliente e fidelizá-lo para novas compras em períodos sem apelo promocional. Apenas 5% dos entrevistados declararam que devem realizar contratação temporária para o Dia dos Pais. O preço médio do presente para o Dia dos Pais foi estimado pelos lojistas em R$ 150.
Consumidor
A maioria dos consumidores brasilienses não está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia dos Pais. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 37,3% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 46,5% não pretendem comprar presentes e 16,2% ainda não sabem se gastarão com presentes. O levantamento ouviu 402 pessoas.
Em relação ao tipo de presente, os consumidores preferem segmentos como Calçados/ Acessórios, com 48,8% das inclinações, seguido de Vestuário (42,8%) e Relógio/ Óculos (27,4%). Quando questionados sobre o melhor horário para realizar as compras para o Dia dos Pais, os consumidores apontaram o horário da noite, com 55,3% das intenções de compras nesse período. Também foram questionados sobre o melhor dia da semana e o sábado foi apontado como o dia de maior expectativa para as compras, com 69,8% das preferências.
Já o preço médio que o consumidor pretende investir no presente será de R$ 142,12. Contudo, o público na faixa etária entre 25 e 35 anos e maiores de 60 anos, com grau de instrução mais elevado e renda superior a R$ 5.622,00, tendem a gastar entre R$ 148,42 e R$ 300 com o presente. Quanto à forma de pagamento, 61,3% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista na compra para o Dia dos Pais.