fbpx

Comércio do DF espera crescimento de 5,16% nas vendas para o Dia dos Namorados

Os empresários brasilienses estão animados em relação às vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-DF, a expectativa de crescimento nas vendas é de 5,16% quando comparado com o mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada com 412 empreendimentos do comércio. Entre 16 segmentos pesquisados, apenas um acredita que haverá retração na procura dos consumidores.

fotoboletimO presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que o Dia dos Namorados é considerado uma das datas comemorativas com mais força comercial, sendo a terceira melhor para o comércio. “Para receber os consumidores, os empresários já estão investindo em decoração de vitrines e lançamentos de produtos. Acredito que o único fator que pode inibir as compras é o endividamento do consumidor, que ainda continua alto. Mas, normalmente esta é uma data especial em que os clientes saem às compras”, ressalta Adelmir Santana.

Os segmentos de Calçados/Acessórios e Lojas de Departamento lideram o ranking entre os lojistas mais otimistas para o período, registrando expectativa de crescimento nas vendas de 13,39% e 10,67% respectivamente, seguido por: Eletroeletrônico (9,25%); Joalheria (9,19%); Relógio/Óculos (7,67%); Lojas de Variedades (7%); Supermercado/Hipermercado (6,33%); Restaurante (5,83%); Perfumaria/ Cosméticos (5,10%); Livraria/Papelaria (5%); Vestuário/Acessório (4,50%); Fotografia (2,50%); Cama/Mesa e Banho (2,33%); Salão de Beleza (0,50%) e Floricultura/Cestas (0,13%). Na outra ponta, o único segmento que acredita que as vendas serão inferiores as do ano passado é o de Chocolateria, que aguarda uma queda de 4,23%.

O levantamento do Instituto Fecomércio constatou ainda que os lojistas que devem manter seus estoques são maioria (80,3%). Apenas 2,2% dos entrevistados admitiram uma redução com relação ao ano anterior, e 17,5% dos entrevistados estão pretendendo aumentar seus estoques. Em relação aos preços dos produtos, 88,6% dos empresários afirmaram que manterão os mesmos valores das mercadorias. Já 6,1% dos entrevistados disseram que vão aumentar e 5,3% vão diminuir o preço. Em relação a estratégia de vendas, 40,8% dos estabelecimentos apostarão em brindes para o cliente.

Consumidor

Entre os consumidores brasilienses, 44% dos entrevistados responderam que têm a intenção de comprar algum presente. Já os que não têm intenção de compra para o período, somam 50,9%, e os que declararam não saber se efetuarão alguma compra somam 5,1%. Foram entrevistadas 405 pessoas para o levantamento.

A pesquisa mostra ainda que os clientes devem gastar por volta de R$ 180,53 com as compras. A maioria pretende comprar o presente à vista, no dinheiro (66,8%); seguido pelo crédito (21,1%) e débito (12,1%). Entre os homens entrevistados, 27,3% afirmaram que vão comprar Cosméticos/Perfume; seguido por Calçados/Acessórios (24,2%); Vestuário/Acessórios (19,2%); Flores/Cesta (13,1%); Chocolates/Trufas (10,1%); Eletroeletrônicos (8,1%); Jóias/Semijóias/Bijuteria (5,1%); Torta/Doces/Bombons (5,1%); Souvenir (4%); Cama/Mesa/Banho (4%); Viagem (4%); Café da manhã (2%); Artigos esportivos (1%); Fotografia (1%); Relógios/Óculos (1%); Produto Cultural/Show/Teatro/Cinema (1%).

Já em relação às mulheres, o segmento com maior preferência para presentear os namorados é o de Vestuário/Acessórios (37%); Calçados/Acessórios (24%); Cosméticos/Perfume (23%); Artigos esportivos (9%); Chocolates/Trufas (8%); Café da Manhã (6%); Eletroeletrônicos (2%); Cama/Mesa/Banho (2%); Relógio/Óculos (2%); Flores/Cesta (1%); Torta/Doces/Bombons (1%); Souvenir (1%); Viagem (1%); Vinho (1%).

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.