fbpx

Comércio do DF espera crescimento de 3,35% nas vendas durante a Páscoa

Apesar da preocupação com a crise econômica, os comerciantes brasilienses esperam um crescimento de 3,35% nas vendas da Páscoa em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com o Sebrae, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, com 166 empresários de 12 segmentos. Em 2015, a estimativa de crescimento nas vendas foi de 0,82% para a data comemorativa.

pascoaMesmo acreditando em uma melhora, os empresários ainda estão cautelosos. A maioria, 39,4% dos entrevistados, espera vendas iguais as de 2015, enquanto 32,6% dos comerciantes aguardam um crescimento nas vendas – ano passado esse índice foi de 31,3%. Por outro lado, 27,9% esperam queda.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que  a expectativa de crescimento das vendas indica a esperança do empresário de sair do vermelho com a primeira data forte para o comércio no ano. “Sendo a primeira data importante para o comércio em 2016, a Páscoa funcionará como um termômetro para os empresários medirem como serão as vendas durante o resto do ano. A expectativa positiva reflete a esperança de melhora na economia e no fluxo de caixa dos seus empreendimentos”, afirma Adelmir Santana.

O presidente da Fecomércio diz que mesmo com o período econômico difícil as pessoas não deixarão de presentear os familiares. No entanto, muitos consumidores devem optar por produtos mais acessíveis.

Entre os segmentos otimistas, o de vestuário é o que espera melhor movimento durante o período, com expectativa de crescimento nas vendas de 13,19%; seguido por lojas de departamento (12,79%); calçados e acessórios (11,94%); supermercado/hipermercado (5,96%); perfumaria (5,60%); eletroeletrônicos (4,83%); chocolataria (2,94%) e restaurantes (2%). Já o segmento de floricultura é o mais pessimista, com uma expectativa de redução na comercialização de produtos de -10,67%; seguido por loja de artigo para presente (-10%); livraria (-7,27%) e loja de brinquedo (-0,08%).

Com a expectativa de crescimento moderado das vendas, apenas 17,9% dos empreendedores declararam que irão ampliar seus estoques. Em 2015, o mesmo indicador foi medido em 30,2%. A maioria dos lojistas (53,2%) declarou que deve manter o mesmo nível de estoque do ano passado. Entre os empresários entrevistados, 45,9% confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para a Páscoa. No ano anterior o mesmo indicador foi medido em 55,3%.

Em relação a valores, 77,6% dos empresários disseram que manterão o mesmo preço do produto de 2015, não aplicando aumentos. Já 15,6% dos comerciantes afirmaram que pretendem aumentar o valor dos produtos. O preço médio do presente de Páscoa está estimado em R$ 103,65, sendo que apenas 8,5% das empresas realizarão contratações temporárias para o período.

Consumidor

Entre os consumidores entrevistados, 59% pretendem presentear alguém. No ano anterior, o mesmo indicador foi medido em 65,0% e em 2014 em 87,5%. A maioria dos entrevistados (93,6%), independente do gênero, deve comprar chocolates e trufas para comemorar a Páscoa. Outra parcela (9,3%) pretende adquirir cestas de café da manhã e flores. O preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 123,01. Segundo a pesquisa, 50,4% dos entrevistados deverão passar o feriado em sua própria casa.
A forma de pagamento preferida dos consumidores para este período será à vista, em dinheiro (49,2%), seguido por cartões de crédito (25,4%) e cartões de débito (16,1%). Os motivos que mais chamam a atenção dos consumidores para realizar as compras nesta data comemorativa são: promoções, preços e qualidade dos produtos.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.