Comércio brasiliense tem queda de 7,99% no primeiro mês do ano

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 7,99% em janeiro na comparação com dezembro de 2013. No setor de serviços, as vendas caíram 18,83%. No acumulado dos últimos 12 meses (jan/13 x jan/14), comércio e serviços registraram expansão de 2,12%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

A redução em serviços foi puxada, principalmente, pelo segmento de Agência de Viagens, que teve uma queda de 29,62% nas vendas. No comércio, a queda foi puxada pelo setor de calçados, com redução de 23,61%. De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o resultado é comum para essa época do ano e era esperado. “Essas quedas decorrem principalmente do pico de vendas do Natal. Fazendo um comparativo com o mês anterior, seria muito difícil aumentar as vendas ainda mais, pois o Natal é a data comemorativa mais rentável do comércio. O fato da maioria dos brasilienses saírem de férias nesse mês também contribui para esse resultado fraco” explica Adelmir Santana.

Ocorreu queda nos segmentos de: Calçados (-23,61%); Vestuário (-18,86%); Mercado e Mercearia (-12,06%); Informática (-8,54%); Móveis e Decorações (-7,32%); Floricultura (-6,74%); Material de Construção (-6,50%) Lojas de Utilidades Domésticas (-6,23%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-5,86%); entre outros.