Comércio brasiliense tem alta em agosto

As vendas do comércio brasiliense registraram leve alta de 0,75% em agosto na comparação com julho. Já o setor de serviços ficou praticamente estável, com aumento de apenas 0,08%. No acumulado do ano, de janeiro até agosto, observa-se uma expansão de 2,18% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em agosto, na comparação com julho, os segmentos de: Livraria e Papelaria (9,57%); Lojas de Utilidades Domésticas (7,19%); Calçados (6,48%); Mercado e Mercearia (2,99%); Tecidos (2,45%) e Material de Construção (2,99%). As quedas ocorreram nos seguintes segmentos: Autopeças e Acessórios (-3,90%); Floricultura (-2,95%); Óticas (-1,95%); Vestuário (-1,68%); Farmácia e Perfumária (-1,39%); Móveis e Decorações (-1,38%); Informática (-0,21%) e bares, Restaurantes e lanchonetes (-0,18%).

Na opinião do presidente da Fecomércio do Distrito Federal, Adelmir Santana, o resultado, apesar de pouco expressivo, reverteu a tendência de queda observada nos dois meses anteriores. “Em função da proximidade do Dia das Crianças e do início das compras antecipadas para as festas de fim de ano, é possível prever uma continuidade neste crescimento nos próximos meses”, afirma o presidente da Federação, Adelmir Santana.