Comércio abrirá durante as Olimpíadas em Brasília, informa Fecomércio

Nos dias em que a capital do País for palco do torneio olímpico de futebol masculino e feminino, as mais de 30 mil lojas de rua do DF, os shoppings, e os bares e restaurantes de Brasília estarão abertos para atender o público. As partidas em Brasília ocorrerão entre os dias 4 e 13 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha. De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o comércio sofreu bastante com a recessão econômica que afeta as empresas desde o ano passado. Por isso, aproveitar eventos esportivos desta magnitude é importante para o empresário sair do vermelho e enxergar novos horizontes para o segundo semestre.

mane Garrincha boletim 2“Os empresários terão a chance de lucrar durante as partidas e os turistas não deixarão de serem atendidos, pois o comércio estará de portas abertas em todo o período das Olimpíadas. Entretanto, para aproveitar o máximo da demanda de pessoas que visitarão a cidade durante os jogos é importante estar atento a capacitação da equipe, atendimento e organização da loja”, ressalta Adelmir.

As lojas de materiais esportivos do DF esperam um incremento de 2% nas vendas durante o período do torneio de futebol.  Já o setor de bares e restaurantes está mais animado. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), associado a Fecomércio, a estimativa de aumento é de 20% nas vendas.

Serviços públicos

O Metrô-DF também funcionará durante o torneio de futebol. Nos dias 4,10,12 e 13 de agosto os trens circularão das 6 às 22h30. Já no domingo (7), os passageiros poderão embarcar e desembarcar das 13 à 1h de segunda-feira (8). Na terça-feira (9), as estações abrirão das 6 às 11h30 e das 13h30 à 1 hora de quarta-feira (10). Nos dias 7 e 9, a partir das 23h30, somente a Estação Central da Rodoviária do Plano Piloto ficará aberta para embarque. O desembarque poderá ser feito em todas as outras 23 estações.

As agências do Banco de Brasília (BRB) abrirão normalmente. O hemocentro também abrirá as portas, exceto em 4 de agosto, quando ocorre a estreia da seleção brasileira na Olimpíada, em jogo contra a seleção da África do Sul. Nesse dia, o local ficará fechado. O horário da coleta será restrito em 10 e 12 agosto, com o expediente limitado até o meio-dia. Normalmente, a doação pode ser feita de segunda a sábado, das 7 às 18 horas.

As delegacias funcionarão normalmente, em expediente e em plantão. Durante o torneio esportivo mundial, a Polícia Civil do DF reforçará os plantões de algumas delegacias com servidores fluentes em outros idiomas. São elas: 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 5ª DP (área central de Brasília), 10ª DP (Lago Sul), Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Por ser ao lado do Estádio Nacional, a 5ª DP terá a estrutura voltada para o atendimento de ocorrências da região. Em dias de jogos, será instalada uma delegacia no interior do estádio para prestar atendimento ao público.

Veja todos os jogos em Brasília nas Olimpíadas:

Masculino:
04/08 – 13h – Iraque x Dinamarca