CNC aponta novo crescimento no faturamento do Turismo em outubro

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de turismo brasileiro faturou R$ 20,3 bilhões em outubro de 2019, alcançando a segunda alta consecutiva no semestre. O resultado é 8,4% superior ao registrado em setembro e 8,1% maior do que o aferido outubro de 2018. Os dados são do Índice Cielo de Vendas do Turismo da CNC (ICV-Tur-CNC), pesquisa da Confederação que tem como base as taxas de variação da pesquisa da Cielo.

Em outubro, a atividade turística Hospedagem e Alimentação apresentou o melhor desempenho nas vendas, com R$ 12,984 bilhões de faturamento – crescimento de 3,6% sobre setembro. O setor foi responsável por mais da metade do montante das vendas de todos os segmentos turísticos medidos em outubro (64,1%). O bom desempenho da atividade foi puxado por Restaurantes e Similares (R$ 10,821 bilhões), com alta de 4,7% em relação ao último mês.

Segundo o ICV-Tur-CNC, a tendência é de alta nas vendas do setor neste fim de ano. Para José Roberto Tadros, presidente da Confederação, as atividades turísticas têm se beneficiado da atual conjuntura econômica. “O quadro tem sido benigno para as empresas das atividades ligadas ao turismo. O consumo vem sendo alavancado por fatores como 13º salário, férias e FGTS. Além disso, os juros em declínio e preços estáveis ajudam a impulsionar os serviços turísticos”, avalia Tadros.

Black Friday

No intervalo de doze meses (novembro/18 a outubro/19), as vendas aumentaram 1,1% (R$ 224,2 bilhões) em relação à janela de novembro/17 a outubro/18 (R$ 222,6 bilhões). Alexandre Sampaio, diretor da CNC que coordena o Cetur, chama atenção para o fato de que “o movimento das vendas em torno da Black Friday reforça a tendência de alta em novembro e dezembro, e que pode refletir nos primeiros meses do ano que vem também”.

Por causa da distribuição da riqueza e da concentração da população, a região Sudeste geralmente se destaca. Entre os estados, São Paulo segue na liderança no volume de receitas do turismo superando R$ 8,37 bilhões, o que representa 41,3% do faturamento de todo o País. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 2,17 bilhões (10,7% do total). “As vendas do turismo no mercado fluminense variaram positivamente, muito em função do Rock in Rio, uma vez que a taxa subiu 11,8% frente a setembro, mês que já tinha sido 4,1% maior do que agosto, criando tendência de elevação para o final de ano e férias”, indica o economista da CNC Antonio Everton.