Cesta básica tem aumento de 5,49% no DF

A cesta básica que é vendida na capital federal teve alta de 5,49% em janeiro em comparação com dezembro, regsitrando o maior aumento do Brasil, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (6), pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). A carne bovina foi o produto com maior acréscimo de preço na capital do País (6,94%). Embora o Distrito Federal tenha apresentado a maior alta mensal, o valor é o oitavo no ranking das mais caras do Brasil.

“O DF não é um estado produtor, por isso nossos estoques de alimentos são maiores do que as outras unidades da federação. Em decorrência disso, nossos preços se mantiveram estáveis durante as altas registradas em outros estados nos meses passados”, explica o presidente do Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindsuper-DF), Antônio Tadeu Perón. “Quando os estoques acabam é preciso comprar os alimentos com o preço alterado, o que acarreta no aumento da cesta”, conclui Perón.

Na contramão, o preço do leite caiu em todas as cidades pesquisadas, com as maiores quedas verificadas em Campo Grande (-13,38%), Porto Alegre (-10,33%), Natal (-9,35%) e Brasília (-6,93%). Já o feijão ficou mais barato em 13 das 18 capitais com o maior recuo registrado em Campo Grande (-17,82%), seguido por Goiânia (-10,20%).

Foto: Cristiano Costa