Carrefour e Mesa Brasil Sesc realizaram Natal do Bem

Movidos pela responsabilidade social, o Sesc-DF e o Grupo Carrefour realizaram no sábado (9), em todas as lojas do supermercado no Distrito Federal, uma atividade de arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do Programa Mesa Brasil. Denominada Natal do Bem, a ação foi realizada das 8h às 18h e contou com a participação de voluntários de instituições beneficiadas pelo programa. O Carrefour é parceiro do projeto desde 2013.

Entre os alimentos que foram doados estão: arroz, feijão, óleo, farinha de milho, mandioca, trigo, achocolatado, molho de tomate, macarrão e enlatados, como milho, ervilha, sardinha, dentre outros. “Trata-se de mais uma ação em parceria com o Carrefour que vem para estimular a solidariedade e a participação da sociedade buscando o atendimento das famílias mais vulneráveis do nosso DF. Vale ressaltar que o papel do Mesa Brasil é servir como ponte para instituições que precisam de um auxílio”, destacou a nutricionista do Mesa Brasil do Sesc-DF, Karla Tristão Mariano Feijão.

O projeto desenvolve uma intensa ação educativa. Orienta a produção de uma refeição segura, nutritiva e saudável, a elaboração de cardápios, o aproveitamento integral de alimentos, e a utilização de mantimentos não convencionais. Quem acompanhou a arrecadação dos alimentos na unidade do Carrefour de Taguatinga foi o Guarda Mirim Social de Brasília, um grupo de voluntários.

Segundo o diretor responsável pelo grupo, o sargento da Policia Militar, Clayton Cintra, a iniciativa do projeto Mesa Brasil do Sesc faz a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive das crianças que participam do Guarda Mirim. “Com a doação que a gente recebe quinzenalmente, conseguimos atender a demanda de todas as famílias e crianças que participam do nosso projeto. Em contrapartida a qualidade dos alimentos doados faz com que nossas crianças se alimentem de uma forma bem mais saudável”, explicou Clayton. O Guarda Mirim Social de Brasília é um das instituições assistidas pelo Mesa Brasil.

A equipe do Mesa Brasil Sesc do Distrito Federal agradece a todos os doadores que colaboram na promoção do reconhecimento do direito humano à alimentação adequada e que fazem parte desta grande rede de solidariedade.

// Sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimentos.  Tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, em uma perspectiva de inclusão social. É um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Durante todo o ano de 2017, o Mesa Brasil beneficiou 200 entidades sociais com cerca de 720 mil quilos de alimentos arrecadados só no DF. Mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas nesse período. Esses números mostram que o Programa combate à fome e promove o reconhecimento do direito humano à alimentação.