fbpx

Campanha mobiliza colaboradores do Sistema Fecomércio em frente ao Congresso Nacional

Uma mobilização do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) levou colaboradores das instituições para a frente do Congresso Nacional, em Brasília, na tarde desta terça-feira (15). Em torno de 500 pessoas se reuniram para levantar a bandeira do Sistema Comércio e mostrar para o País a importância dos serviços oferecidos. A campanha, lançada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), tem como tema “Trabalho que valoriza o Brasil” e conta com manifestações na mídia e nas redes sociais. A hashtag #EuValorizo já chegou a ficar em 5º lugar nos Trending Topics do Twitter.

O presidente do Sistema Fecomércio do Distrito Federal, Francisco Maia, ressaltou que o ato foi uma manifestação pela valorização dessas entidades. “Essa campanha partiu da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e foi apoiada pela Fecomércio do DF com o objetivo de divulgar o trabalho dessas instituições, que são de extrema importância para a sociedade, para os trabalhadores e para os empresários de todo o País”, disse Francisco Maia.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece atividades culturais, educacionais, de esporte, de assistência social e de lazer. Conta ainda com consultórios médicos e odontológicos. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece mais de 300 cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico, além da educação à distância, disponibilizados para a sociedade em forma de rodízio. A cada trimestre, novos cursos são incorporados de acordo com a demanda do mundo do trabalho. As áreas de atuação são: artes, comércio, comunicação, gestão, idiomas, imagem pessoal, informática, saúde, turismo e hospitalidade. Essas instituições são mantidas pela iniciativa privada e comprometidas com o desenvolvimento do Brasil. Grande parte dos serviços são gratuitos.

De acordo com o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, a campanha traduz o esforço pelo desenvolvimento do Brasil.  “Estamos aqui hoje para reforçar o papel das instituições e o que elas representam não só para o Distrito Federal mas para todo o País. Somos verdadeiros agentes de mudanças em diversas áreas. O Serviço Social do Comércio é fonte de cultura, trabalha no combate à fome, com o Mesa Brasil, é referência em atividades para idosos, promove o esporte em diversas modalidades, oferece educação e realiza atendimentos médicos. Por todos esses serviços estamos fazendo essa campanha para continuar construindo um País melhor e com oportunidades”, destacou.

O diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, ressaltou que o valor que todos devem sentir pela instituição é o de pertencimento, por isso esse manifesto é de suma importância. “O Senac é capaz de fazer grandes transformações. O valor atribuído à instituição não é mensurado pelo preço, ele é abstrato e do coração. Tem um valor que transforma as pessoas e a vida daqueles que estão ao nosso redor. Nós sentimos muito orgulho por pertencer a essa transformação das vidas”, afirmou.

Representatividade

O Sesc está presente em mais de 2 mil municípios no Brasil, atendendo 5,8 milhões de clientes credenciados. São 587 unidades fixas e 151 móveis que oferecem serviços de saúde, assistência, lazer, esporte, cultura e educação para família comerciária e para população em geral. Já o Senac está presente em 1.808 municípios, por meio de 491 unidades escolares e 85 unidades móveis.

O Senac já matriculou mais de 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal. A instituição possui mensalmente sete mil alunos em sala de aula, nas suas unidades fixas, sendo três localizadas na Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Gama, e mais quatro carretas móveis para atender à população. São ofertados mais de 300 cursos por ano, entre livres, técnicos, das cinco graduações por meio da Faculdade Senac (903 sul), além das 21 opções em pós-graduações.

Só no primeiro semestre de 2019, o Sesc-DF recebeu 117.402 pessoas em eventos culturais. Hoje são 114.417 pessoas credenciadas no DF. Neste ano, o número de tratamentos odontológicos cresceu 20%, chegando a 7.953. Além disso, a instituição tem capacidade para atender 27 mil pessoas em sua estrutura esportiva. Hoje são atendidos 1,7 mil idosos por meio do Grupo dos Mais Vividos. Já o programa Mesa Brasil Sesc doou em 2018 quase 1 milhão de quilos de alimentos, complementando 8,76 milhões de refeições.