Câmara dos Deputados homenageia 70 anos do Senac no Brasil

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (4), às 10h, em Brasília, uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Brasil. O ato, ocorrido no plenário Ulysses Guimarães, foi requerido pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF). Estiveram presentes na sessão mais de 400 alunos de cursos básicos e técnicos, além de diversas lideranças políticas e autoridades do Sistema S. O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos, foi representado na cerimônia pelo vice-presidente da CNC e presidente do Senac no DF, Adelmir Santana.

Senac- sessao solene 70 anos camara dos deputados-69Em seu discurso de abertura, o deputado federal Izalci levantou a importância da democracia e da educação profissional. “Para aqueles que legislam e pensam num Brasil justo e igual para todos, devem saber que é junto com o Senac que o País pode e fará a grande transformação. A democracia é o direito igual para todos e a única forma de sermos iguais é a educação”, destacou. Izalci disse ainda que o Senac é a grande esperança de capacitação de jovens e adultos para o mercado em escala global.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), Adelmir Santana, ressaltou a abrangência da instituição no País e no DF. “Não é comum no Brasil uma instituição alcançar 70 anos. Notadamente, é uma instituição de caráter social e de formação profissional de qualidade. São mais de 63 milhões de atendimentos em todo País. Agradecemos o gesto e continuaremos tentando cumprir o nosso dever na formação profissional focada no comércio de bens, serviços e turismo”, destacou Adelmir.

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) discursou sobre a importância do crescimento do País com auxílio da educação profissional. “Contando com a atuação do Senac, é possível pensarmos em reconstruir o Estado brasileiro para que ele volte a crescer, que aponte para o futuro. O Senac, mantido pelas empresas do comércio de bens e serviços, está empenhado na promoção da Justiça social. Parabéns a todos, responsáveis pela bem sucedida história de educação profissional. É um exercício da cidadania e construção do desenvolvimento nacional,” parabenizou.

Também compuseram a mesa da sessão, além dos citados, o representante da CNC, Roberto Veloso, o representante do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula; os representantes dos servidores do Senac-DF, Ana Beatriz Borges e João Batista Santana Neto; e a assessora de gestão de gastronomia do Senac, Marilene Siqueira. Também estiveram presentes na sessão solene o deputado federal Rôney Nemer (PP/DF), além de mais de 400 alunos das unidades do DF, servidores do Senac, convidados e demais autoridades.

Números

Em todo Brasil, mais de 63 milhões de alunos já passaram pelo Senac, em cursos nas áreas de Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais. A instituição oferece mais de 850 opções de cursos nos níveis básico, técnico, tecnológico, de pós-graduação e MBA. O Senac no DF foi fundado em 1967, com a marca de mais de 1 milhão de alunos matriculados até hoje.