Redes sociais :
Câmara de Turismo da Fecomércio reúne trade e apresenta projetos para 2019

A Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF ofereceu na manhã desta quarta-feira (27) um café da manhã para o Trade do Turismo, na sede da Federação, com o objetivo de apresentar os projetos que serão executados em 2019.  Esse foi o primeiro evento da Câmara neste ano, que pretende organizar encontros mensais para debater as estratégias para alavancar o turismo na região. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Chaves de Mendonça, também participou do encontro, junto com empresários locais e diretores da Federação. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, fez a abertura e ressaltou que na gestão dele a Federação, que administra o Sesc, Senac e o Instituto Fecomércio, trabalhará em conjunto, unindo todas as instituições em prol do turismo e de projetos locais.

“Nós temos muito ainda por fazer e o Sesc, Senac e Instituto Fecomércio podem oferecer ajuda nos projetos. A partir de agora, servidores do Sesc e Senac irão participar das reuniões da Câmara de Turismo também”, disse o presidente Francisco Maia. Ainda segundo ele, a Fecomércio quer trabalhar em conjunto com o governo e inclusive já realizou um termo de cooperação técnica com o GDF e a secretaria de Turismo. Além disso, a Federação está fechando parceria com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) para realização de pesquisas, e com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fortalecer o Sistema S, além de estreitar os laços com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Outro projeto audacioso que a Federação pretende realizar este ano é uma superprodução natalina com espetáculos e atrações que envolvem bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores. “Este ano vamos fazer acontecer o Natal aqui em Brasília e vamos conversar com o governador também para mostrar o projeto a ele”, completou Maia.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, falou sobre a importância de ver o turismo como uma vertente de desenvolvimento. “O turismo é uma indústria, que gera empregos, que gera negócios. Então precisamos trabalhar com esse posicionamento que somos uma indústria tão importante como qualquer outra, pois é o setor que nos próximos quatro anos pode gerar 2 milhões de empregos, um a cada cinco empregos será gerado pelo turismo”, apontou Vanessa. Ainda segundo ela, a secretaria está buscando eventos e feiras nacionais e internacionais para a capital.

Projetos da Câmara de Turismo e Hospitalidade 2019

Marca Brasília

A assessora de projetos especiais da Fecomércio, Jackeyline Reis Mapurunga, apresentou na reunião todos os projetos que serão realizados no decorrer do ano. Entre eles, falou sobre o Plano de Mídia da Marca Brasília, em parceria com o Sebrae no DF, para que seja projetada em múltiplas ações o uso da marca, com o objetivo de difundir a utilização por toda a cidade, seja nas redes sociais ou mesmo no comércio local. Neste sentido, também está sendo projetado o Parquinho Brasília, que se destina a aplicação tridimensional da Marca Brasília como um equipamento cultural e turístico que será arquitetado em um espaço interativo.

Portal Brasília City

No dia 11 de abril, será lançado o Portal Brasília City (www.brasiliacity.com.br). A novidade ocorrerá durante o 2º Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, no Brasil 21 Cultural (Teatro 3), das 8h30 às 18h, e será apresentada pelo jornalista e turismólogo Daniel Zukko. Segundo pesquisa divulgada em 2018 pelo Facebook IQ, a maioria das pessoas buscam seus destinos de viagem pela internet. Por isso, as maiores capitais e cidades turísticas do mundo contam com portais, sites e perfis em redes sociais para divulgar o que os locais têm a oferecer e ofertar aos visitantes. O portal será gerido pelo Correio Braziliense e contará com a contratação de profissionais para dar maior velocidade e autonomia ao negócio.

2º Seminário Destinos Turísticos Inteligentes

O 2º Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, que ocorre no dia 11 de abril, no Brasil 21, será composto de palestras técnicas e um espaço de diálogo entre os participantes, ancorado por convidados de grande reconhecimento em destinos turísticos inteligentes e áreas afins. As palestras serão ministradas pelos mais renomados profissionais do setor, tendo destinos turísticos inteligentes como premissa básica, apontando tendências, informações e relacionamentos imprescindíveis para quem procura estar conectado com o que há de mais atual no mundo.

Exposição itinerante dos 60 anos de Brasília

Para comemorar os 60 anos da capital federal, a Fecomércio-DF também promoverá, nos aeroportos de seis capitais do País, uma exposição itinerante no primeiro semestre de 2020. A mostra será sensorial e terá como objetivo proporcionar ao visitante uma verdadeira imersão na história de Brasília, do sonho de Dom Bosco aos dias atuais. Será retratada uma Brasília além da política. Uma Brasília feita por todos e para todos, construída pela bagagem e pelos sonhos de quem encontrou uma nova esperança no Planalto Central. Serão 11 espaços com temáticas diferentes que usarão a tecnologia para aguçar os cinco sentidos das pessoas e abordar temas e passagens importantes da trajetória brasiliense.

Famtours e Prees Trips

A proposta é trabalhar em parceria com as companhias aéreas para apresentação de Brasília aos principais operadores e formadores de opinião internacionais. Pois o mercado mundial de turismo está se tornando bem mais competitivo e com um público cada vez mais crescente e mais exigente. A ideia é realizar viagens de experiência para capacitação de profissionais das principais operadoras mundiais sobre o produto Brasília.

Clube de negócios do Turismo

O projeto se destina a realização de eventos de relacionamento com o trade turístico do Distrito Federal e do país. Fortalecendo o networking e discutindo a inovação no setor. Para isso, serão realizados eventos com palestras e debates no decorrer do ano com a presença do trade, de universidades e centros de pesquisa, instituições financeiras, instituições governamentais, potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios.

Encontro com parlamentares

O intuito do projeto é manter um relacionamento com os deputados distritais, para isso, será oferecido um café da manhã com cada deputado para apresentação da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF e seus projetos.

Missões Técnicas

O objetivo é realizar Missões Técnicas por meio de viagens de grupos formados, inicialmente, por empresas do setor de turismo, em destinos de excelência e olhando-os de forma segmentada, para aperfeiçoar o processo de construção de propósitos e incentivar o empreendedorismo no turismo.

Brasil Central – Festival gastronômico 

O intuito é realizar um festival gastronômico do Brasil Central para promover a valorização da gastronomia, cultura e turismo da região Centro-Oeste, em Brasília.

Natal

A proposta se destina a realização de uma programação no mês de dezembro com o intuito de impulsionar o turismo e a economia local no período das festas natalinas, fortalecendo a imagem de Brasília como capital do país e o compromisso com a comunidade local.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo