Câmara de Turismo da Fecomércio apresenta os projetos de 2018 com destaque para um Natal Monumental

Fortalecer o turismo de Brasília. Esse é o principal objetivo da Câmara Temática de Turismo da Fecomércio-DF. Para isso, o grupo apresentou na tarde desta terça-feira (7) as principais atividades que a instituição planeja para o ano de 2018. Dentre elas, está uma campanha de valorização da cidade. Esse projeto surgiu no ano passado, quando foi escolhida por voto popular a Marca Brasília. A partir daí, o intuito é posicionar a cidade como um destino turístico contemporâneo, inteligente, acolhedor, plural e diversificado, palco de grandes eventos e cenário de mobilizações sociais muito importantes para o País.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou da abertura do encontro e ressaltou a importância de todos os membros da Câmara Temática de Turismo para o sucesso das ações. “Esse é um projeto sem cara, sem conotação política ou partidária. O principal objetivo é valorizar Brasília para que no futuro possamos colher os frutos das ações de hoje. Temos o apoio do governo para alguns projetos que serão executados, mas a iniciativa e realização é da Câmara de Turismo da Fecomércio-DF”, ressaltou Adelmir.

_RAP6636 Chico maia e adelmirO presidente da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade e vice-presidente da Fecomércio, Francisco Maia, salientou a importância dos parceiros para a execução dos projetos. “Nosso objetivo é trabalhar em prol do comércio, com a valorização do turismo local, e consequentemente trazer trabalho para a população brasiliense e renda para a economia local. Vamos valorizar a campanha do Marca Brasília, assim como buscar recursos para a concretização de projetos. Vamos defender nossa cidade e resgatar o turismo da Capital”, apontou.

Entre as ações, foi apresentado o Portal de Brasília, que será lançado no dia 7 de junho, para fomentar o setor e reunir conteúdo de entretenimento e informações, além de parcerias com entusiastas da cidade. Também será lançado no dia 6 de julho um calendário dos principais eventos da cidade, onde o objetivo é divulgar com antecedência as principais atrações para o turista se programar. Ano passado foi assinado um acordo de cooperação entre os estados que compõem a região Centro-Oeste, chamado Brasil Central, e este ano haverá ações focadas para elaboração de catálogo com os destinos, fortalecimento da cooperação e articulação produtiva, ampliação e diversificação da oferta de produtos e serviços, além da capacitação dos empresários do setor.

Outro projeto proposto para este ano foi um seminário de captação de eventos, a ser realizado em abril. Dentre as atividades, está programada a segunda edição do Seminário de Turismos e Negócios, que trará especialistas e casos de sucesso do Brasil e do mundo para a cidade. Serão realizadas pesquisas de posicionamento estratégico da indústria de eventos do DF com a finalidade de diagnosticar os pontos fortes e fracos do setor e avaliar como o público-alvo percebe o DF como local para realização de eventos variados. A Fecomércio-DF também tem uma parceria com o site Olhar Brasília, que realiza a campanha Mexeu Com Brasília Mexeu Comigo e promove ações de defesa da cidade.

Para fechar 2018, está na programação da Câmara Temática de Turismo da Fecomércio-DF realizar o evento Um Natal Monumental. Trata-se de um grandioso projeto natalino que mudará a cara e a estrutura da cidade. O Natal é uma das datas comemorativas de maior relevância para o comércio e para os brasileiros. É o momento de confraternizar, de valorizar a vida, a família e as amizades. Dessa forma, a proposta é trazer para o Eixo Monumental uma megaestrutura com o objetivo de criar um mundo de novas descobertas, grandes experiências e novos sentidos. Também haverá um globo de neve cenográfico, em escala humana, que permitirá uma diversão especial para o público de todas as idades.

_RAP6662 ABEL BRAGAO responsável pelo projeto é o renomado cenógrafo e diretor artístico Abel Gomes. Em entrevista ele contou um pouco do projeto que está desenvolvendo para Brasília, que já conta com recursos da Lei Rouanet.

Como será o Natal em Brasília?

Na verdade, estamos trazendo um natal grandioso, com o tamanho de Brasília, que é uma cidade imensa: a capital de um dos maiores Países do mundo. Então, esse é um respeito que temos que ter por essa cidade. A partir do momento que trazemos, a convite da Fecomércio-DF, um espetáculo, ele será grandioso, com uma expectativa de 800 mil a um milhão de pessoas presentes. Também temos a intenção de fixar o brasiliense na cidade, além de trazer turistas e pessoas do Entorno para vir assistir. Será muito interessante.

Qual a maior inspiração?

A inspiração vem da grandiosidade de Brasília, o fato do espetáculo ser no Eixo Monumental, por isso o nome: Natal Monumental. Tudo ali é muito grande, uma das vias mais largas do mundo, ela foi inspirada nessa grandiosidade da cidade. O espetáculo está sendo escrito para ter vários detalhes, coreografia, elementos aéreos. Acredito que tem que ser grande e ficar na memória das pessoas. Vamos fazer aqui como foi na abertura das Olimpíadas.

Qual o diferencial que o projeto trará para Brasília?

Eu não conheço todos os espetáculos que foram feitos em Brasília, mas tenho conhecimento de alguns. Uma coisa que nos preocupamos é que Brasília é linda arquitetonicamente falando, planejada, e por isso precisamos ter um respeito por isso. Não quero transformar o local numa bagunça, tem que ser devidamente cuidado para ficar sem cara de improviso e com o nível de Brasília.

Como transformar uma cidade que só tem referências políticas em uma estrutura que deixe a política de lado e a população viva apenas o sentimento natalino?

Eu confesso que acho muito ruim, de um modo geral, o jeito que a imprensa trata Brasília, eu acho horrível. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, ninguém fala em Washington, e sim na Casa Branca. Aqui não tinha que falar em Brasília quando se trata dos problemas políticos, mas lembrar do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional. Então, eu prefiro esquecer isso, honestamente. O brasiliense merece uma coisa muito maior do que a política. Está certo que eles estão localizados aqui, mas essa coisa política eu prefiro não me importar com isso. Prefiro me dedicar para criar um sentimento de alegria, amor e sonho para o povo de Brasília.

Quais são as principais áreas do DF beneficiadas com o projeto?

Na verdade, é o Eixo Monumental. É claro que nós, ao desenvolvermos o projeto, queremos mostrar para o brasiliense que Brasília tem tantas outras coisas, e não só a arquitetura.  Existem outros lugares. Agora, o Eixo Monumental é o mais conhecido, por isso a escolha desse local, até por causa da estrutura e da facilidade das pessoas chegarem e não terem problema de conforto.