Câmara de turismo da Fecomércio apresenta ações do Sesc e do Senac para trade do setor

Na manhã desta sexta-feira (31), a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF apresentou para o trade do turismo os serviços oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na Capital Federal. O presidente do Sistema Fecomércio e presidente da Câmara de Turismo, Francisco Maia, ressaltou a importância do turismo na sua gestão e disponibilizou o Sesc e Senac para atender os gargalos que o setor enfrenta. A secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e o diretor regional do Senac, Tadeu Peron, também participaram do encontro.

Na reunião, Maia falou sobre os projetos futuros que o Sesc e Senac estão planejando e que impactarão diretamente no setor de turismo da região. “O que estamos fazendo aqui hoje é no sentido de apresentar essas possibilidades que o Sesc e Senac têm para oferecer ao trade do turismo daqui de Brasília. Para que essas entidades possam ajudar no desenvolvimento do turismo local, então podem apresentar a suas demandas para a gente”, ressaltou o presidente.

Já a secretária de turismo afirmou que o setor vive um momento muito especial, pois existem pessoas certas, nos lugares certos, executando ações que são necessárias e urgentes. “A câmara de turismo ocupou o lugar para ser o desenvolvimento do trade e isso é de grande relevância. O diferencial desse governo é que trabalhamos de forma integrada. Agradeço o convite e a secretaria está sempre de portas abertas para receber ideias e sugestões para o nosso setor”, apontou Vanessa Mendonça.

Sesc

O diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken, participou do encontro representando o diretor regional, Marco Tulio Chaparro, e falou sobre alguns programas que o a entidade oferece como o turismo social, serviço odontológico e o Mesa Brasil.

Reinecken explicou que o Sesc possui um serviço de hospedagem – o SESC Varandas – com 18 apartamentos completos para solteiros e casais. “Também fazemos um guia turístico para os excursionistas curtirem a cidade, com passeios as sedes dos três poderes: executivo, judiciário e legislativo, pontos turísticos da cidade e restaurantes locais”, disse Guilherme.

Já o serviço odontológico, o diretor de Programas Sociais, explica que o Sesc oferece equipe multidisciplinar e especializada, equipamentos modernos, além de obedecer às rigorosas normas de biossegurança. “Além do atendimento em odontologia nas unidades fixas, o Sesc-DF disponibiliza o Serviço Móvel de Odontologia que circula por todo o DF para realizar o atendimento”, disse. Ao todo são 60 consultórios odontológicos que realizam tratamentos em clínica geral, prevenção e promoção de saúde e nas especialidades de Endodontia (canal), Periodontia (gengiva e osso), Odontopediatria (gestantes/bebês e crianças), Ortodontia Preventiva (aparelhos infantis), Estética (restaurações e clareamento), Prótese e Cirurgia.

O Mesa Brasil tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação. Para isso, busca doações onde sobram e as entregam onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social. “Temos 250 entidades cadastradas que recebem alimentos diariamente”, disse o diretor de Programas Sociais do Sesc-DF.

Senac

O diretor da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Gustavo Henrique Escobar, falou que a missão do Senac é educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. “Os cursos mais procurados pelo Senac são o de: copeiro, governança hotelaria – gerenciamento e liderança, recepcionista em meios de hospedagem”, informou Escobar. Ao todo, o Senac possui atualmente 5.610 alunos que estudam nos 70 cursos oferecidos pela instituição.

Na apresentação, o diretor da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF apresentou todos os gerentes de unidades e colocou a instituição a disposição do trade do turismo para qualquer demanda especifica do setor.

A sede administrativa do Senac-DF está localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A instituição possui os seguintes centros de educação profissional: Jessé Freire (SCS), 903 Sul, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Gastronomia (SCS) e Ações Móveis, além dos restaurantes-escola. A Faculdade Senac-DF conta com um campus no Plano Piloto (903 Sul).