fbpx

Câmara de Economia Criativa do DF apresenta balanço das ações em 2020 e traça estratégias para iniciativas futuras

A Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF realizou na tarde da quinta-feira (17), no INFINU Comunidade Criativa, localizado na 506 sul, reunião com membros conselheiros para apresentar as realizações do grupo em tempos de pandemia, além de apresentar novas iniciativas e mapear oportunidades e gargalos do segmento. O encontro também foi transmitido ao vivo na plataforma Teams. Entre os principais assuntos discutidos destaca-se a parceria da Câmara de Economia Criativa com a Secretaria de Turismo e a Universidade Católica de Brasília para buscar recursos que viabilize a realização de uma pesquisa de mercado da economia criativa no Distrito Federal.

O presidente da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio e sócio da Capital Week Entretenimento, Pedro Affonso Franco, explicou que a iniciativa visa a mapear todas as RAs da cidade. “É um ponto positivo para 2021. Queremos viabilizar a realização dessa pesquisa que é um importantíssimo mapeamento para poder comprovar e quantificar a representatividade, que a gente sabe que é grande, mas que precisa ter dados concretos da economia criativa e seu impacto na geração de emprego, renda e qualificação do DF”, disse Pedro.

Durante o encontro, diversas ações foram destacadas. Uma delas foi a apresentação do novo projeto do Sesc Orla JK. “É um espaço muito propicio para a atuação da economia criativa porque tem espaço para apresentação de artes, apresentações musicais, gastronomia. Falamos um pouco sobre os planos pra 2021. Além disso, realizamos após a reuniao um pequeno happy hour promovendo a integração entre os conselheiros e membros da câmara”, disse Pedro.

Principais realizações da Câmara ao longo do ano

Durante o ano de 2020, a câmara promoveu lives sobre criatividade e capacidade do setor de eventos em tempos de pandemia, além de um debate sobre economia criativa e inovação na reinvenção das cidades. Desenvolveu também parceria com o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF) para discutir protocolo de abertura para o segmento.

Destaca-se também a parceria da Câmara de Economia Criativa com o GDF para a revitalização da w3 sul com a criação do distrito criativo. “Uma das cartas que entregamos esta com o GDF com todos os pontos”, disse Pedro. Atualmente, a Câmara possui em andamento a discussão com o deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso, para apoio na criação de Lei de Apoio à Economia Criativa e criação do Fundo de Apoio à Economia Criativa. O grupo também está trabalhando para conseguir apoio técnico institucional para a retomada da Lei de Incentivo à Cultura. “Tivemos atuação direta na LIC – Lei de Incentivo a Cultura, no debate a cerca de pontos que precisam melhorar e de tornar a lei mais efetiva”, disse Pedro.