Câmara de Comércio Argentina – Distrito Federal realiza reunião para estabelecer metas de trabalho

A Câmara de Comércio Argentina – Distrito Federal, criada pelo Fórum de Entidades Representativas da capital da república e pela embaixada da Argentina no Brasil, se reuniu pela primeira vez, após sua criação, no mês de outubro. O encontro teve por objetivo definir planos de trabalho e criar uma agenda comum, visando o desenvolvimento de negócios entre as partes. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (5), na sede da Fecomércio-DF. O presidente da Federação, Francisco Maia, fez a abertura da reunião e colocou a estrutura da entidade à disposição.

Francisco Maia explica que o principal objetivo do grupo é o de aprimorar negócios bilaterais em diversas áreas, como: comércio, turismo, agricultura, indústria, entre outros. Nesta primeira reunião foram discutidas ideias técnicas para a realização do trabalho do grupo. “Vamos fazer uma apuração de uma pauta prioritária para dar encaminhamento a um cronograma bem estruturado. A ideia é realizar pesquisas para trabalharmos bem os ramos de atuação”, enfatizou o Francisco Maia. Ainda durante o encontro, a presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, Beatriz Guimarães, foi designada como a coordenadora dos trabalhos da Câmara de Comércio Argentina, por parte da Federação.

Beatriz destacou algumas propostas de trabalho para que o grupo possa conquistar os objetivos. “Vamos cruzar os dados com a embaixada, descobrir os pontos fortes de cada parte e gerar negócio. O Sesc e o Senac também podem ajudar, com atividades nas áreas de educação e cultura”, destacou Beatriz Guimarães. O ministro, chefe da seção econômica da embaixada, Rodrigo Bardoneschi, disse que a ideia de elaborar reuniões com secretários de estados e uma visita ao parque tecnológico de Brasília seria uma boa iniciativa para a câmara e para os empresários.

Também foi discutida a possibilidade de uma cooperação cultural entre a Argentina e o DF, para a realização de shows, com o objetivo de as pessoas conhecerem mais sobre a cultura do país vizinho. O presidente da Federação das Associações Comerciais do DF e Entorno (FACIDF), Valdeci Machado, também esteve presente, assim como representantes de todas as entidades que fazem parte do fórum produtivo do DF.

Fórum de Entidades

O Fórum de Entidades agrega as maiores instituições do Comércio do DF, entre elas: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF; Federação das Indústrias do Distrito Federal; Federação da Agricultura e Pecuária do DF; Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas do DF; Câmara dos Dirigentes Lojistas; Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF; e o Sebrae-DF. Além da interlocução do setor produtivo junto ao Governo do Distrito Federal, o fórum tem por objetivo estratégico desenvolver projetos e ações que apoiem o desenvolvimento econômico e social local.