Amaioria dos consumidores brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Natal, melhor data de vendas para o comércio. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio.
O levantamento ouviu 399 pessoas entre os dias 11 e 13 de novembro. De acordo com o estudo, 78,4% dos entrevistados têm a intenção de comprar produtos para o Natal, 15,8% não tem intenção de comprar, 5,8% ainda não sabem se gastarão com presentes. Entre os motivos declarados pelos clientes que não pretendem realizar compras no Natal, 61,9% apontaram a “dificuldade financeira” como o principal obstáculo.
A maioria dos consumidores que irão às compras pretende gastar com vestuário (27,3%); perfume (16,7%); calçados (15,5%); brinquedo (12,8%); artigos esportivos (6,7%); relógio/óculos (6,5%); eletroeletrônicos (4,9%); livro (4,5%); chocolates (2,7%); bolsa (1,6%) e flores/cesta (0,9%).
O presidente da Fecomércio- -DF, Adelmir Santana, diz que mesmo com a conjuntura econômica desfavorável, as famílias comprarão presentes. “Apesar da inflação alta, os brasilienses farão um esforço para participar das comemorações natalinas. Além disso, também são comuns muitas reuniões de confraternização, quando a tradicional brincadeira do amigo oculto sempre é realizada”, destaca Adelmir.