Brasília tem 611 mil famílias endividadas

O Distrito Federal registrou em novembro um aumento de mais de 15 mil endividados (2,1%) em comparação com outubro. No penúltimo mês do ano, o percentual de famílias brasilienses endividadas foi de 82,6%, o equivalente a 611.687 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, os números mostram que o brasiliense está gastando mais, principalmente por causa das compras para as festas de fim do ano. “O último trimestre é marcado pelo alto nível de confiança do empresário e pelo aumento das vendas. A facilidade do crédito e as diversas promoções desta época enchem os olhos dos clientes que gastam mais e acabam fazendo dívidas”, explica Adelmir Santana.

Ele também ressalta que, mesmo negativos, os dados não chegam a ser alarmantes. “A pesquisa evidencia que o brasiliense tem maior capacidade de endividamento pelo fato de possuir uma renda per capita mais elevada, o que gera um fluxo financeiro maior para os diversos setores da economia”, conclui. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 600 famílias do DF.