fbpx

Brasília é considerada a segunda cidade brasileira com mais piscinas por habitante

Do alto, as piscinas de Brasília disputam atenção com o Lago Paranoá. Quem chega ou sai da cidade de avião percebe como muitas residências possuem estrutura de clube. O investimento em lazer no quintal de casa movimenta um mercado promissor na capital do País. Nos últimos 20 anos, o número de lojas especializadas em piscinas cresceu cinco vezes. O aumento da concorrência acirrou a disputa por clientes.

Não existem pesquisas oficiais sobre a quantidade de piscinas no DF. A Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas (ANAPP) estima que o total se aproxime de 80 mil, o que representaria 10% dos 814.021 domicílios identificados pelo Censo 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se levarmos em conta somente as casas, o percentual salta para 8,1%. A proliferação de condomínios horizontais, principalmente no Jardim Botânico e na região do Grande Colorado, impulsionou o mercado na última década.

Brasília possui também no Plano Piloto – Lagos Sul e Norte -, a segunda maior concentração brasileira de piscinas em casas. O 29º volume da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizado pela Codeplan e divulgado em setembro de 2018, revelou que a população estimada é de 31.206 habitantes locados em 8.742 domicílios. Mais de 70% das casas possuem piscina. Já a população do Lago Norte está estimada em 34.400 pessoas, distribuídas em 11.032 domicílios, com um número de piscinas em cerca de 68% das residências.

Manutenção

Os benefícios de ter uma piscina em casa são enormes. Acordar cedo e dar um mergulho é uma vantagem que muitos querem, mas nem todos podem. Apesar de ser um privilégio, ter uma piscina em casa também nos traz algumas responsabilidades. Pode-se imaginar que a piscina é como um carro: se você não cuidar, acaba dando problema, e se não tratar de resolver o problema pode acabar o perdendo.

Nessa linha de raciocínio, manter a piscina sempre limpa é algo que deve ser feito constantemente, não importando o tipo da piscina e muito menos se ela está ou não em uso. Segundo ANAPP, há mais de 2,5 milhões de piscinas no Brasil, de todos os tipos, sejam públicas ou particulares. Um dos profissionais mais importantes do nosso setor é o piscineiro. Em uma atividade que tem a necessidade de ser desenvolvida cada vez mais com cursos e aprimoramento, este trabalhador tem sido muito valorizado e requisitado para tornar a água das piscinas saudável, cristalina e adequada, possibilitando que os banhistas tirem dela o maior proveito possível, seja em diversão, lazer, esporte ou hidroterapias.

Com 25 anos de tradição, a Park Way Piscinas vem consolidando sua posição no mercado para construção de piscinas em vinil, fibra e pastilhas. Walace Dantas, gerente da empresa, afirma que o objetivo é buscar novas tecnologias e encontrar soluções inteligentes para satisfazer o cliente, mas sem deixar de oferecer o básico, que é o trabalho do piscineiro. “O piscineiro é o trabalhador que lida com o tratamento da água e na limpeza de piscinas. Com o seu trabalho, ele garante água saudável e cristalina que proporcionam o bem estar das pessoas, para sua diversão e lazer”, descreve.

Walace ressalta que o princípio deste ofício, nada mais é do que a confiança, pois, muitas vezes, o piscineiro realiza seu trabalho na ausência do cliente. “Um especialista ético e caprichoso sempre será valorizado por quem o requisita”, diz. Segundo Walace, além de deixar a piscina limpa e tratada, o piscineiro também auxilia na indicação das necessidades de compra de produtos (químicos e equipamentos), executa pequenos reparos e indica procedimentos necessários para a manutenção de equipamentos.

Sobre o perfil atual deste trabalhador, Walace diz que há uma mudança grande no comportamento nos últimos anos. O perfil empreendedor faz com que muitos se formalizem e abram suas próprias empresas, o que aquece o mercado de trabalho e acaba trazendo novas pessoas para o exercício dessa atividade. Capacitar e reciclar o conhecimento dos trabalhadores deste ramo é papel de toda a cadeia de produtos para piscina. “Dessa forma, teremos piscineiros felizes e orgulhosos de sua profissão, atualizados com todas as novidades e tendências e preparados para atender e superar as expectativas de seus clientes”, finaliza.

Aquecimento

Quando o verão vai embora não significa que é preciso deixar de aproveitar a piscina. Mesmo que ela esteja ao ar livre, aquecedores residenciais são capazes de manter a temperatura da água agradável: entre 26°C e 28°C, para tanques usados por adultos, e até 33ºC caso a piscina seja aproveitada por bebês.

Segundo Jorge Suaid, proprietário da Solução Energias Renováveis, os aquecedores para piscinas mais comuns são alimentados por gás, eletricidade (o chamado “bomba de calor”) e energia solar. “Geralmente, a melhor solução é a híbrida, ou seja, a que combina dois tipos de alimentação, como solar associado à bomba de calor. Assim, sempre que tiver aquecimento provido pelo sol a bomba desliga a parcela movida a energia elétrica, economizando”, explica. Jorge alerta, porém, que os equipamentos da piscina devem estar trancados em ambiente com acesso permitido somente às pessoas habilitadas, “porque estamos falando de água e energia elétrica juntos”.

O empresário destaca que água quentinha é só apenas um dos benefícios do aquecedor solar para piscinas. Uma grande vantagem do aquecedor solar é que o Brasil é um país tropical, com mais de nove meses de sol por ano, então o sistema funcionará durante todo o ano sem gastos adicionais com energia elétrica. Além disso, os aquecedores solares são muito resistentes, com as manutenções adequadas, o equipamento possui uma vida útil estimada de 15 anos. Jorge explica que há ainda outra vantagem, a sustentabilidade. “Todos sabemos o quanto utilizar energia solar pode ajudar o meio ambiente, além do seu bolso. Não consumir energia elétrica demais, utilizar fontes alternativas é responsabilidade ambiental. Você vai estar investindo na sua diversão e na preservação do meio ambiente”, afirma.

Aluguel de piscinas

Se você não mora em um prédio ou casa com piscina, com certeza já se pegou em um dia quente tentando lembrar de alguém que poderia te convidar para alguns mergulhos. E se existisse um serviço de aluguel de piscinas, ao estilo do Airbnb? Pois é, na França isso é realidade. Trata-se do Swimmy, serviço de aluguel de piscinas criado em 2017 e que funciona mais ou menos como o de aluguel de casas, colocando os interessados em contato com proprietários para que eles possam se acertar.

São 16 mil usuários cadastrados e 500 piscinas disponíveis para aluguel. As locações podem ser feitas para períodos, como manhã ou tarde, ou para o dia todo, e a cobrança é feita individualmente, de acordo com o número de pessoas que for usar a piscina. Os preços variam entre 10 e 30 euros por período – crianças de 3 a 12 anos de idade pagam metade do valor. O Swimmy cobra dos locadores uma taxa de 10% em cima do quanto eles receberem por cada aluguel. Em agosto, o balanço da empresa apontou faturamento de 150 mil euros, cerca de R$ 670 mil, prova do sucesso da empreitada.

PISCINAS FAMOSAS

Piscina de Ondas

Em um rápido passeio pelo Parque da Cidade, qualquer frequentador irá se deparar com a antiga Piscina com Ondas. A piscina com Ondas foi inaugurada em abril de 1978 e chegava a receber 1,5 mil pessoas por semana. No auge de seu funcionamento, nas décadas de 80 e 90, esse número chegava a 9 mil pessoas aos sábados e domingos. A piscina tinha capacidade para 1,6 milhão de litros d’água e fabricava ondas de até 1 metro. Hoje, há apenas água parada, bichos e sujeira. Não existe previsão de reforma, de acordo com a administração do parque. A administração do Parque da Cidade é realizada pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, que respondeu em nota que, apesar de desativada há 20 anos, a Piscina de Ondas tem sido utilizada na atual gestão para a realização de eventos que promovem a cultura, geram empregos e arrecadam impostos. Ainda de acordo com a assessoria, quando o assunto é a água acumulada, foi informado que a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) monitora a área da piscina de ondas permanentemente. Focos do Aedes são raros no local, mas quando encontrados, é feito tratamento químico.

Piscinas Sesc

Democratizando o acesso da população ao lazer, o Sesc-DF oferece uma estrutura de cinco clubes, localizados em: Ceilândia, Guará, Gama, Taguatinga Norte e Sul. Todos os fins de semana e feriados, o público pode aproveitar de espaços com piscinas e parques aquáticos. A unidade com a maior número de piscinas é o Sesc Ceilândia, que possui sete piscinas e chega a receber cerca de 2 mil pessoas aos finais de semana. A unidade conta com uma piscina semi-olímpica, uma para atividades esportivas, duas recreativas, além de uma infantil que é integrada aos brinquedos e tobogãs.

Palácio do Alvorada

O Palácio da Alvorada é a sede oficial da Presidência da República. É lá onde devem residir os presidentes do Brasil. A fachada do Palácio reflete no espelho d’água de 60 centímetros de profundidade, projetado por Oscar Niemeyer, e é embelezada pelas esculturas em bronze – ‘As Iaras’, obra do artista plástico e escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti.

Água Mineral

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral Brasília, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada a noroeste do Distrito Federal e na região central do estado de Goiás. O Parque Ecológico Água Mineral é uma das ótimas opções de lazer e turismo no distrito Federal. O local conta com piscinas para se refrescar que são abastecidas com águas das várias nascentes do local, áreas para pick-nick, trilhas ecológicas onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local. Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão. Duas piscinas, Areal e Pedreira, propiciam a oportunidade de recreação. Nestas piscinas, a água e constantemente renovada devido as nascentes localizadas no seu interior ou nas proximidades.

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.