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Águas Claras é vista como um forte e atraente mercado consumidor

Com apenas 24 anos de existência, Águas Claras é uma das regiões que mais cresce no Distrito Federal. Atualmente, a cidade conta com cerca de 121 mil habitantes – número equivale a mais da metade da população de Brasília (Plano Piloto), que hoje tem 221 mil habitantes acumulados em seus 56 anos. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2014, Brasília tinha uma taxa média de crescimento de apenas 1,8% ao ano, enquanto Águas Claras cresceu quase o dobro: 3,45% ao ano.

libanus

A cidade ganhou destaque depois que passou a ser considerada o maior canteiro de obras da América Latina. Com lançamentos ainda a todo vapor, o local que mais tem cara de metrópole agora vive um “boom” de comércio e serviços para atender a uma população crescente.

A maior parte dos investimentos, principalmente na área gastronômica, surgiu nos últimos três anos, quando bares e restaurantes se proliferaram. É o que pensa Sabrina Fonseca, moradora da cidade há uma década. “Só tenho uma coisa a reclamar do bairro. Apesar das melhorias em andamento, o trânsito ainda é bastante complicado, por isso a tendência é que a gente não vá muito longe para consumir bens e serviços. Eu mesma mudei minha vida social toda para cá”.

O perfil dos moradores de Águas Claras tem mudado. No início, a predominância era de jovens, solteiros ou recém-casados, e servidores públicos transferidos de outras localidades. Com o surgimento de prédios mais sofisticados e com apartamentos maiores, famílias inteiras do DF se mudaram para o bairro. É o que pensa Narciso Marinho, proprietário do Libanus. “O povo de Águas Claras é bairrista. Nosso público é bastante variado, não só de jovens, como muita gente pensa, mas famílias inteiras nos prestigiam”.

Quem frequentava o Libanus da Asa Sul e morava em Águas Claras precisava andar vários quilômetros e enfrentar trânsito, muitas vezes pesado. Pensando nesses clientes, os responsáveis pelo bar encurtaram essa distância e inauguraram uma filial na cidade.  A segunda loja do Libanus, em Águas Claras, foi pensada também por causa da eminência de mundança do Centro Administrativo para o local. “Com essa transferência do Centro Administrativo para Águas Claras nós enxergamos um potencial ainda maior de crescimento e consumo”, conta. Inaugurado em 2014, o espaço de 400 metros quadrados superou as expectativas e recebe um público regular. “Estamos vendendo tão bem quanto a outra unidade. O cliente de Águas Claras é muito assíduo e não posso reclamar de falta de cliente”, afirma Narciso.

O menu é o mesmo para as duas unidades, e as preferências do público também se repetem. Para beber, reinam as cervejas pilsen cobertas por uma fina camada de gelo, marca registrada da casa. “O público de Águas Claras é bastante exigente. São fregueses que cobram o nosso padrão de qualidade, ou seja, cerveja bem gelada”, analisa Narciso, que também é o grande responsável pelas tradicionais receitas servidas na casa.

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