Os corretores de imóveis foram homenageados em sessão solene na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão foi requerida pela deputada Telma Rufino (PROS). O Dia Nacional dos Corretores de Imóveis é comemorado em 27 de agosto.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, participou da solenidade e destacou que a profissão dos corretores de imóveis está diretamente ligada ao sonho de todo o brasileiro de adquirir a casa própria. “Este profissional é reconhecido pela lei e por todos nós como uma pessoa responsável e que age dentro dos princípios éticos e morais para a realização desse sonho. Temos que estar focado no futuro, no processo de transformação permanente”, disse Adelmir.
Além do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, e da deputada Telma Rufino, que presidiu a sessão, fizeram parte da mesa o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sindimoveis/DF), Geraldo Francisco do Nascimento; o presidente do Creci/DF, Hermes Rodrigues Alcântara; o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira; o presidente da Associação dos Corretores de Imóceis do DF (ACI/DF), Rodrigo Barreto; e o deputado Federal, Rôney Nemer (PP/DF).
Saiba mais
A corretagem de imóveis passou a ser profissão em meados do século 20 quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio de anúncios em jornal, se tornasse constante. O corretor de imóveis, nessa época, era conhecido como “agente imobiliário”. No Brasil, a categoria foi reconhecida na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Nos anos 40, os corretores de imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. A regulamentação da profissão data de 27 de agosto de 1962 quando foi sancionada a Lei 4.116. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da categoria em todo o Brasil. Conforme determina a lei, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.