fbpx

Adelmir convida presidente do TST para debater questões trabalhistas na Confederação Nacional do Comércio

O presidente da Fecomércio-DF e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Adelmir Santana, esteve na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta quarta-feira (25), para convidar o presidente da Corte, ministro João Batista Brito Pereira, para fazer uma visita à sede da CNC, no Rio de Janeiro. O intuito é que o ministro possa realizar uma palestra para o empresariado sobre questões ligadas à legislação trabalhista.

BritesAdelmir explicou que a Fecomércio-DF e a CNC estão sempre interessadas em defender os direitos dos empresários e dos trabalhadores do comércio. “Estamos inteiramente à disposição do TST para discutir o melhor para os empresários e trabalhadores. Para isso, é preciso, cada vez mais, estreitar os laços e criar uma relação de proximidade”, destacou.

O ministro agradeceu o convite e disse que será um honra comparecer à CNC. Ele também ressaltou que é necessário abrir um canal de diálogo com toda a sociedade. “Quero caminhar junto com toda a sociedade, especialmente com as entidades do movimento sindical. Estou de portas abertas, precisamos conversar com todos para saber quais são as demandas dos empregadores e também dos empregados”, disse o presidente do TST, ministro João Batista Brito Pereira.

Durante a reunião, o magistrado também afirmou não acreditar que as entidades sindicais perderão força agora que a contribuição sindical passou a ser optativa. “Os sindicatos são criativos e têm plena autonomia para criar mecanismos. Certamente encontrarão meios para solucionar uma eventual redução de caixa. O sistema sindical é muito forte e preparado”, destacou o ministro.

O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, tem 65 anos e nasceu em Sucupira do Norte, no Maranhão. Em Brasília, se formou em Direito e ocupou os cargos de procurador do Trabalho e subprocurador-geral do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho. Na mais alta Corte do direito trabalhista, foi empossado como ministro em 2000. Hoje, à frente do TST, tem como um dos principais desafios implantar a Reforma Trabalhista na jurisprudência do Tribunal.

Em entrevista à Revista Fecomércio-DF, na edição de abril de 2018, o ministro explicou que as suas prioridades para a gestão do biênio 2018/2020 são: fomentar a cultura da conciliação e fortalecer a Justiça do Trabalho. Você pode conferir a íntegra da entrevista no link: https://bit.ly/2FCfi8K