Redes sociais :
Shoppings reabrem de forma segura e organizada, o que facilita a volta de outros segmentos, avalia Fecomércio

Os shoppings do DF reabriram nesta quarta-feira (27) e a Fecomércio constatou que os centros comerciais da capital do País estão cumprindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, respeitando o decreto publicado pelo governo local. Na abertura, às 13h, houve fila nos principais shoppings da cidade, mas controlada por funcionários dos shoppings, alocados para fazer a organização. Nos empreendimentos maiores, como o Park Shopping, por exemplo, as portas de entrada e saída foram selecionadas: apenas quatro para entrada e duas para saída; com o objetivo de controlar melhor o acesso de pessoas. As escadas rolantes também foram um ponto de atenção — tinham avisos no chão alertando para o distanciamento de cinco ou três degraus, dependendo do centro comercial. Nas lojas maiores, como as de departamento, a entrada também estava sendo monitorada, com o intuito de evitar aglomerações.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, a reabertura foi um sucesso. Segundo ele, os empresários entenderam a necessidade de tomar cuidado, visando a saúde dos clientes e funcionários. “Foi muito tranquilo a reabertura. Pelo que verificamos, os estabelecimentos estavam cumprindo todas as medidas – essa é a nossa maior preocupação”, disse. “Assim, o comerciante transmite tranquilidade ao cliente e demonstramos que outros segmentos podem reabrir daqui 10 dias, como bares e restaurantes, um dos mais afetados por essa crise”, conclui Francisco Maia.

No Pátio Brasil, foi instalada uma câmera de medição de temperatura, que também contabiliza quantos clientes entravam no local – das 13h às 14h foram duas mil e trinta pessoas que tiveram acesso ao estabelecimento. O Conjunto Nacional também está tomando os cuidados necessários. Foi o shopping que estava mais cheio. Avisos fixados no chão alertavam sobre o distanciamento de dois metros. O Brasília Shopping, JK Shopping, Taguatinga Shopping e Terraço Shopping informaram que adotaram todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A superintendente do Taguatinga Shopping, Eliza Ferreira, informou que apenas 40 estabelecimentos, das 245 operações do empreendimento, não abriram. “As lojas que não voltaram a funcionar tiveram problema com o teste dos funcionários. Algumas já abrem amanhã”, disse. Sobre o movimento, a superintendente explica que a expectativa de clientes foi atendida. “Foi um movimento razoável, sem muita aglomeração, dentro do esperado. Tomamos todos os cuidados possíveis. Não registramos nenhuma incidência de febre entre os funcionários e clientes”, informou. A maior movimentação no shopping concentrou-se nas empresas de telefonia, que prestam serviços de manutenção de celulares. Mas, segundo Eliza, tudo controlado e dentro das normas.

A gerente da loja de perfumaria Lady, do Pátio Brasil, Ana Paula Nascimento, disse que as vendas hoje já superaram as expectativas. “Fizemos diversas vendas, acima da nossa projeção, inclusive”. Sobre a segurança no shopping, Ana falou que tudo está sendo feito nos conformes. “A gerência tomou todos os cuidados e estamos confiantes”, disse. O gerente da Site Walk, do Park Shopping, Pablo Seixas, disse que a loja não realizou nenhuma venda desde o início da pandemia. “Dentro das possibilidades vamos tentar retomar agora com a reabertura. A Side Walk não trabalhou com vendas online, ficamos fechados, mas com contato constante com clientes, visando o trabalho de fidelização. Agora, com o retorno, espero que eles venham até a loja”, informou.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo