Adelmir Santana é presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

Ações modernas, criativas, tecnológicas e sustentáveis são as ferramentas que hoje ajudam a formatar o chamado turismo inteligente. Brasília, enquanto uma cidade vocacionada para o comércio e serviços, repleta dessas características, tem tudo para se firmar como um destino turístico de referência nesse cenário. Para isso, é importante que os poderes Legislativo e Executivo se unam à iniciativa privada na estratégia de construir uma infraestrutura de vanguarda na capital da República, que facilite a interação e a integração do visitante com a nossa metrópole, ajudando na melhoria da qualidade dos produtos ofertados.

Por meio da nossa Câmara Temática de Turismo, presidida pelo empresário Francisco Maia, a Fecomércio tem procurado realizar e apoiar projetos com esse foco. Ao longo deste ano, fizemos o concurso Marca Brasília, que elegeu uma identidade visual para cidade. Essa marca, por meio de campanhas promocionais, vai ajudar a propagar nossos atributos e valorizar o turismo de Brasília. Também estamos implementando, em parceria com o Sebrae do DF, um portal com conteúdo completo sobre a cidade, desde restaurantes até acomodações e atrações para o turista saber onde ir.

Existem ainda outros trabalhos no sentido de divulgar Brasília, como, por exemplo, um calendário que está sendo elaborado para mostrar os grandes eventos da capital. Dentre eles estão o São João do Cerrado, o evento Na Praia e o Brasília Capital Moto Week. Ainda pretendemos realizar, no final de 2018, um Natal cheio de atrações, inspirado no Natal de Gramado (RS). Essas ações se unem a outros projetos inovadores já realizados na cidade, como o Carnaval e os eventos de negócios, para assim firmar Brasília enquanto destino turístico inteligente. Esse, aliás, foi o tema de um seminário realizado pela nossa Câmara para integrar as lideranças do segmento. O sucesso desses projetos evidencia a máxima de que o turismo é mesmo uma das melhores opções de desenvolvimento para Brasília.