Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia os corretores de imóveis

boletasOs corretores de imóveis foram homenageados em sessão solene na manhã desta segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão foi requerida pelo deputado Izalci Lucas (PSDB/DF)  A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada pela Lei 4.116 de 27/08/1962. O deputado Izalci, que também é presidente da Frente Parlamentar de apoio ao Mercado Imobiliário no Congresso, presidiu a sessão e ressaltou que atualmente o setor abriga 420 mil profissionais com mais de 10 bilhões de empregos diretos e indiretos em todo o país. “Nos últimos anos houve retração no setor, mas apesar de tudo o segmento é responsável por 9% do Produto Interno Brasileiro (PIB)” apontou o parlamentar.

Ainda segundo ele, a Frente Parlamentar de apoio ao Mercado Imobiliário é formada por 170 deputados federais e 22 senadores e está debatendo as 53 propostas relacionadas ao segmento em tramitação no Congresso Nacional, além de lutar pelos principais problemas do setor, especialmente na luta a favor do aprimoramento da Lei que regulamenta a profissão do corretor de imóveis. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou da solenidade e destacou que a profissão dos corretores de imóveis está diretamente ligada ao sonho de todo o brasileiro: adquirir sua casa própria. “Este profissional é reconhecido pela lei e por todos nós como uma pessoa responsável e que age dentro dos princípios éticos e morais para a realização desse sonho. Temos que estar focado no futuro, no processo de transformação permanente. É preciso que a gente esteja sempre com vistas ao futuro, pois essa atividade mexe com sonhos e responsabilidades enormes do ponto de vista patrimonial e social. Venho louvar a iniciativa do deputado Izalci, e dizer que estamos aqui pelo apreço que temos por essa categoria tão importante para a nossa cidade e para o País”, disse Adelmir.

Além do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, e do deputado federal Izalci Lucas, que presidiu a sessão, fizeram parte da mesa: o senador Hélio José (PMDB-DF); o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva; o diretor-secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Sérgio Sobral; o secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Manoel da Silveira Maia; o presidente da Confederación Inmobiliaria Latinoamericana (CILA), Luiz Fernando Barcellos; e o vice-presidente adjunto de Assuntos Legislativos e o presidente do Creci-DF, Hermes Rodrigues de Alcântara Filho.

Saiba mais

A corretagem de imóveis passou a ser profissão em meados do século 20 quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio de anúncios em jornal, se tornasse constante. O corretor de imóveis, nessa época, era conhecido como “agente imobiliário”. No Brasil, a categoria foi reconhecida na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Nos anos 40, os corretores de imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. A regulamentação da profissão data de 27 de agosto de 1962 quando foi sancionada a Lei 4.116. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da categoria em todo o Brasil. Conforme determina a lei, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.