O Senac está presente na 33ª edição da Feira do Livro de Brasília, que será realizada até 25 de julho, das 10h às 22h, na área externa do Pátio Brasil Shopping. No estande da instituição, o público pode encontrar obras do Departamento Nacional e das Editoras do Senac Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, nas áreas de gastronomia, meio ambiente, cultura, artes, ciências sociais, educação, gestão e negócios, saúde, infraestrutura e comunicação. Além disso, serão lançados os livros Haja Luz! Manual de Iluminação Cênica, de Marcelo Augusto Santana, no dia 22, e Psicanálise com Crianças: Relatos de Uma Clínica, de Marisa Maria Brito da Justa Neves, no dia 24.
O presidente do Senac-DF, Adelmir Santana, diz que essa é mais uma oportunidade para a Editora Senac do Distrito Federal mostrar a qualidade de suas obras. Desde sua inauguração, em 2004, foram editados 107 títulos e produzidos mais de 350 mil livros, sendo dois premiados – Beirute e O Bistrô de Alice – e um finalista do 48o Prêmio Jabuti 2006 – Comunicação por Língua Brasileira de Sinais – Libras. “Somente em 2016, a editora lançou cinco títulos e a previsão para 2017 é de mais 10 novas obras”, destaca Adelmir.
Organizado pela Câmara do Livro, o evento é gratuito e conta com debates, homenagens, leitura de poemas, espaço Café Tropicália, saraus, manifestações poéticas, conversa com autores, além de shows, arena infantil e arena jovem. Este ano, o tema para os debates será “Cidadania e Inclusão”, com homenagens aos poetas Ferreira Gullar, Torquato Neto e Belchior.
Sobre os lançamentos
Haja Luz! Manual de iluminação cênica
Autor: Marcelo Augusto Santana
Dia: 22/06 – quinta-feira
Horário: 16h
Sinopse: Este é um livro de leitura fácil, atraente e imprescindível para o mercado da iluminação cênica. O autor percorre o caminho da história da iluminação de palco, passando por apontamentos mais científicos e revelando os aspectos técnicos, sem deixar de lado questões estéticas e conceituais. Traz uma estrutura semelhante as das melhores publicações encontradas na Europa e nos Estados Unidos, com informações embasadas e muito claras para quem quer estudar, se aprofundar ou simplesmente entender um pouco sobre este fenômeno que é iluminar a cena.
Psicanálise com crianças: relatos de uma clínica
Autora: Marisa Maria Brito da Justa Neves
Dia: 24/06, sábado
Horários: 15h30 – sessão de autógrafos
16h – palestra no espaço Lançódromo.
Sinopse: Com linguagem simples e precisa, Marisa Maria Brito da Justa Neves oferece este livro sobre a prática psicanalítica com crianças, escrito a partir da escuta e das elaborações em trinta anos de atendimento a crianças e suas famílias. A obra destina-se aos profissionais que estão iniciando uma clínica psicanalítica com crianças, aos estudantes de Psicologia e de Psicanálise e a todos que queiram conhecer o fazer clínico psicanalítico. Além disso, a leitura beneficiará os pais que poderão, ao ler os fragmentos dos casos, ter acesso à maneira de como ocorre um atendimento psicanalítico com crianças.