fbpx

Projeto Natal em Brasília, promovido pela Fecomércio, é apresentado ao governador

A Fecomércio-DF quer fazer do Natal em Brasília uma referência de iniciativa turística para todo Brasil. O projeto foi apresentado na noite desta segunda-feira (19), pelo presidente da Federação, Adelmir Santana, para o governador Rodrigo Rollemberg, autoridades governamentais e empresários, em uma reunião no Lago Sul. Durante o encontro, foram detalhados os conceitos de uma Vila de Natal, a ser erguida nos arredores do shopping Pátio Brasil, no centro da cidade, com oito casas enfeitadas, que servirão de lojas para artesãos brasilienses. A iniciativa também prevê enfeites natalinos ao longo do Eixo Monumental, com performances musicais e artísticas na Torre de TV e no Museu da República para movimentar o público da cidade.

Projeto Natal em Brasilia-7428

Com valor estimado em mais de R$ 25 milhões, o projeto Natal em Brasília leva a assinatura do diretor artístico do Natal em Gramado, Rodrigo Cadorin, e do cenógrafo da Olimpíada Rio 2016, Abel Gomes. Eles fizeram uma breve apresentação do projeto que pretende ser desenvolvido na capital federal. A Fecomércio-DF é a promotora do evento e busca o apoio do governo de Brasília e de patrocinadores da iniciativa privada para concretizar a iniciativa. De acordo com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, um evento desse porte é um sonho para todo o brasiliense. Durante a reunião, Rollemberg se comprometeu em apoiar a iniciativa. “Da nossa parte, vocês têm o entusiasmo e o apoio, com os instrumentos que o governo tem para apoiar. Brasília merece um evento como esse, que só poderá ser concluído em parceria com a iniciativa privada”, disse.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explicou que a proposta da Fecomércio é de que pontos de Brasília voltem a ser centrais nas festividades. Adelmir também concordou com a necessidade de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. “O governo ajuda ao ceder os espaços e as permissões, mas precisamos de investimentos de patrocinadores. Por isso, a presença de todos aqui é tão importante”, reiterou Adelmir.

Presente no encontro, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, defendeu a continuidade do projeto para que ele seja concretizado. “O governo tem instrumento para incentivar isso e apoiar. Ao mesmo tempo, não se faz nada sem a parceria privada. Brasília tem o potencial estrutural para eventos desse porte e faremos de tudo para que o Natal em Brasília aconteça”, defendeu Guilherme Reis. Agora, o projeto será apresentado na quarta-feira (21), às 11h, na sede da Federação, para membros da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e para o trade turístico da cidade.

Atrações

O Natal em Brasília está previsto para ocorrer entre 6 de dezembro e 6 de janeiro. Como carro chefe, a ideia é que a Torre de TV será a grande árvore de natal, com enfeites natalinos e refletores de luz. Na fonte luminosa da Torre, a intenção é realizar o espetáculo da história dos Reis Magos, contando como homens guiados por uma estrela conseguiram visitar Jesus logo após seu nascimento. Ao longo da Esplanada dos Ministérios, serão espalhadas bolas natalinas com cerca de 7 metros de altura. O Museu da República também será palco de outro grande espetáculo que contará a história de uma menina que busca realizar seus sonhos. No decorrer da atração, personagens da história surgirão no céu como balões que flutuam por cima do público. A programação contará ainda com shows de cantores nacionais, atrações artísticas e teatrais com grupos que serão selecionados previamente por meio de audições. A mística e famosa casa do Papai Noel será montada na Vila de Natal, que se espera construir nos arredores do shopping Pátio Brasil.