Presidente do Sindesei-DF fala sobre soluções inovadoras na área de TI

Oportunidade de negócios para empresas de Tecnologia da Informação foi o tema da palestra apresentada pelo o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF), Charles Dickens, durante o seminário Tendências Tecnológicas e de Negócios – Como se Posicionar para Aproveitar as Oportunidades. O encontro teve início na terça-feira (27) e seguiu até quarta (28), na sede do Sebrae-DF. O evento foi realizado pelo Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft), com apoio do Sindesei.

SINDESEI-5721Durante a palestra, o presidente do Sindesei tratou da transversalidade das empresas de tecnologia e ressaltou as características da área de atuação dos empreendimentos de Tecnologia da Informação (TI) no Distrito Federal que, atualmente, conta como principais clientes os órgãos governamentais. “O processo de compras do governo é uma excelente oportunidade, entretanto ainda é muito amarrado; causando nos gestores públicos a percepção de risco elevado, que acaba criando dificuldades nas contratações”, explicou Charles.

Como ferramenta para evitar esse impasse, Charles Dickens ressaltou que as empresas da área necessitam, cada vez mais, serem criativas e inovadores para superarem entraves burocráticos na hora da contratação de serviços para o governo. “Se aproximar do poder público é essencial, por isso precisamos apresentar soluções inovadores e eficazes que atendam às necessidades dos órgãos de governo e da sociedade”, explicou.

A diversidade das empresas do segmento de tecnologia também foi abordada pelo presidente. De acordo com ele, o DF conta com empresas que são referência na sua área de atuação, não ficando para trás em relação a outras unidades da Federação. “São empresas que desenvolvem sistemas, suporte, realizam manutenção, trabalham com segurança, cloud, infraestrutura entre outras diversas soluções”, disse. “Existe outro aspecto a ser considerado: o número expressivo de empresas privadas que também consomem a nossa tecnologia. Além disso, inclui-se empresas de TI que consomem tecnologias de apoio para melhor executar as suas atividades”, informou Charles.

O presidente da Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assesspro), Jeovani Salomão, também participou do seminário realizado na sede do Sebrae e falou sobre o evento da World Congress On Informaion Technology 2016 (WCIT) que será realizado em Brasília de 3 a 5 de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O Congresso trará seminários de personalidades mundiais como o vice-presidente da Google, Vint Cerf, o Coordenador de Comunicações Internacionais e Política de Informação do Departamento de Estado Norte-Americano, Manu Bhardwaj, o cientista sênior da Organização Mundial de Saúde (OMS), Joan Dzenowagis, além de outros nomes de peso no segmento de TI.