Número de endividados registra alta em março, afirma CNC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que, em março, o percentual de famílias endividadas ou com contas em atraso alcançou 25,2%, o que representa um aumento em relação aos 24,9% observados em fevereiro. Na comparação anual, também houve alta de 0,63 pontos percentual. A CNC informa ainda que esse foi o primeiro registro de alta do índice em 2018.

peicDe acordo com a divisão econômica da CNC, o efeito sazonal do comprometimento de renda com gastos extras de início de ano, como impostos e material escolar, pode ter influenciado no resultado apresentado em março. A pesquisa também mostra que o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, ou seja, que permaneceriam inadimplentes passou de 9,7% em fevereiro para 10% em março de 2018.

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas aumentou em relação a fevereiro, passando de 13,6% para 14,1% do total de entrevistados. O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,4 dias em março de 2018, inferior aos 64,8 no mesmo período do ano passado.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.