fbpx

Jurados escolhem os 10 trabalhos semifinalistas do concurso Marca Brasília

Boletim (9)As primeiras dez marcas do Concurso Marca Brasília foram selecionadas. A comissão técnica, formada por dez jurados das áreas de design, publicidade, propaganda, marketing e desenho industrial se reuniram na Fecomércio, na tarde desta quarta-feira (30), e escolheram os 10 melhores trabalhos com potencial para representar a cidade. O ganhador levará um prêmio de R$ 20 mil, que será enregue em uma cerimônia no dia 22 de novembro. Agora, as propostas serão analisadas por uma comissão universitária, que escolherá as 3 melhores. Posteriormente, a sociedade escolherá a vencedora em uma votação popular pela internet. O objetivo é escolher uma marca duradoura, pertencente a todos os cidadãos e que represente o verdadeiro sentimento de quem visita ou mora em Brasília.

O designer gráfico Bruno Porto foi um dos jurados. Para ele, é mais interessante o concurso ser aberto ao público, pois empodera toda a população a participar. “Vimos boas marcas, mas também propostas feitas por jovens, mais infantis. Porém, independente delas não serem escolhidas na seleção final, é importante a gente democraticamente fazer essa consulta à população”, afirma Porto. Já para a designer Berta Kruger, o concurso vai trazer uma nova imagem da capital da República, pois os outros estados ligam muito Brasília a política. “De uma forma geral você começa a ver Brasília com outro olhar. A gente vem notando nas marcas que foram criadas aqui a vontade desses participantes de mostrar Brasília de outra forma, com leveza, com modernidade, uma Brasília mais evoluída, que não é mais a de antigamente. Essa marca é importante porque vem traduzir tudo isso”, explica Berta.

A presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado, afirma que a marca será muito importante para o turismo local. “Os destinos turísticos consolidados no Brasil e no mundo tem uma imagem própria. Brasília precisa seguir esse caminho para alavancar o turismo na região”, aponta. A iniciativa é capitaneada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF e não possui fins lucrativos ou eleitorais. “A intenção é que a nova marca seja usada por quem quiser. Não será uma marca de governo ou do governo, será uma marca da sociedade” ressalta o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, Francisco Maia.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, diz que essa iniciativa tem um significado fundamental para a cidade. “Queremos que surja uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos Ministérios ou da política”, diz Adelmir. “Estamos envolvendo as entidades produtivas, as universidades, os jovens e queremos envolver toda a população neste processo da criação e escolha da marca”, destaca.

Calendário

Entre 4 e 15 de setembro, as 10 marcas escolhidas pelo júri técnico serão avaliadas por profissionais de uma comissão universitária composta por dez instituições: Centro Universitário Estácio; IESB; LS Educacional; UDF; UniCeub; UNIEURO; UniProjeção; Universidade Católica de Brasília; Unopar; UPIS.

Depois, de 20 de setembro a 30 de outubro, as três mais bem colocadas irão para uma votação popular, através do site www.marcabrasilia.com.br, e será escolhida a marca que representará Brasília.

O concurso cultural contou com 515 propostas de marca, que foram avaliadas nesta quarta-feira pela comissão técnica formada pelos seguintes profissionais: Amilton Coelho; Berta Kruger; Bruno Porto; Carlos Grillo; Casé de Souza; Evandro Renato Perotto; Ézio de Castro; Flavia Coelho; Hilda Circutti; Tiago Frechiani e Wagner Rizzo.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.