O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registou crescimento de 1,1% em março deste ano, fixando-se em 88 pontos no terceiro mês de 2018. Já na comparação anual, o índice cresceu 12,6%. Apesar da alta, o indicativo continua na zona negativa, abaixo dos 100 pontos. É o que diz estudo divulgado nesta quinta-feira (22), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Na opinião da divisão econômica da CNC, a menor variação da taxa de câmbio e as melhores condições de aquisição de crédito, com o início do processo de recuo nas taxas de juros, influenciaram a maior disposição ao consumo, em especial a compra de bens duráveis. O levantamento mostra ainda que tanto na comparação mensal quanto na anual, indicadores relevantes ligados ao consumo apresentaram crescimento: o Nível de Consumo Atual registrou alta de 0,6% em relação a fevereiro e 23,6% na comparação anual. Em relação às perspectivas de mercado de trabalho, houve crescimento de 0,5% na comparação com fevereiro e 2,6% no comparativo anual.
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.